DIVERSOS | 30/04/2019 às 13h46

Campanha de vacinação contra a aftosa vai de 1° de maio a 15 de junho

 

MAPA fez alterações na dose e proibiu a venda e uso da vacina de 5ml

 

A campanha de vacinação contra a aftosa começa nesta quarta-feira, 1° de maio para produtores rurais de todo o Mato Grosso do Sul, mas a data final varia de acordo com a região. Na Fronteira e no Planalto a imunização deve ocorrer até 31 de maio, enquanto que produtores do Pantanal têm até 15 de junho para terminar a vacinação.

 

Todo o rebanho do Estado, que soma 21 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, devem ser vacinados nesta campanha. A meta do governo é vacinar 99% dos animais, embora a exigência dos órgãos sanitários seja atingir no mínimo 80%.

 

Mas a principal mudança da campanha deste ano é o uso da vacina de 2 ml. O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mudou a composição da vacina e proibiu a comercialização e uso da dose vacinas bivalentes e trivalentes de 5 ml.

De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) com a nova vacina a tendência é de ocorrer menos reações nos animais (caroços e inchaço), além de que o fraco menor ocupa menos espaço e facilita o transporte, reduzindo o custo de refrigeração.

 

A alteração da dosagem da vacina e sua retirada definitiva em todo país, até 2021, fazem parte do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) que busca a mudança de status para ‘livre de febre aftosa sem vacinação’. A ação deve reduzir o custo da produção, ampliando a competividade, ficando a carne brasileira ainda mais suscetível a conquista de novos mercados.

 

A Iagro, além de reforçar a importância da obrigatoriedade da vacinação dentro do prazo, reforçarão aos pecuaristas os cuidados sobre todo processo:

 

- Compre as vacinas somente em lojas registradas.

- Verifique se as vacinas estão na temperatura correta (2° C a 8° C).

- Para transportá-las, use caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

- Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.

- Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para a boa vacinação.

- Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

- O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.

- Não esqueça de preencher a Declaração de Vacinação e entregá-la na Iagro junto com a Nota Fiscal de compra das vacinas.

 

O Registro obrigatório da vacinação deve ser feito no site www.iagro.ms.gov.br. Mais informações sobre a vacinação, a Iagro disponibiliza o Disk Aftosa 0800-679120.

 

Texto: Priscilla Peres - Agro Agência

Arte: Gabriel Mareco - Agro Agência 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas