DIVERSOS | 29/11/2017

CNA recebe participantes do Programa Líder MS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu os participantes do Programa Líder MS na segunda (27). O grupo conheceu a sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, e assistiu a uma apresentação institucional sobre a CNA, o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto CNA (ICNA).

O Líder MS é uma iniciativa do SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) com a finalidade de fomentar lideranças empreendedoras para o agronegócio do Estado e do País. O curso está na sua 3ª edição e conta com 40 participantes. A turma é formada por presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul e de associações, além de integrantes da comissão FAMASUL Jovem.

O Diretor-Geral do SENAR, Daniel Carrara, ressaltou o pioneirismo do Sistema FAMASUL em programas de formação de lideranças. Na opinião dele, iniciativas com esse objetivo são fundamentais para o setor, principalmente em um momento de mudanças e novos desafios.

“O fim da contribuição sindical é uma oportunidade para discutirmos a importância do nosso Sistema e aproveitarmos a nossa estrutura para oferecer novos serviços aos produtores. A assistência técnica e gerencial é um deles. Quando os sindicatos se apropriarem disso, não vamos mais reclamar do fim da contribuição sindical e, sim, comemorar o início da contribuição associativa”.

As palestras foram ministradas pelo Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi; pelo secretário-executivo do ICNA, André Sanches; pela diretora de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa; e pela Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.  O coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Paulo César Dias, também apresentou a entidade para os participantes.

Para o Superintendente Técnico da CNA, o País passa por uma ausência de líderes atualmente e projetos baseados na preparação de jovens e de lideranças para o setor são muito importantes. Lucchi destacou a relevância do encontro e da troca de informações entre os integrantes do Líder MS e os palestrantes.

“É uma experiência muito válida que todas as Federações deveriam adotar. A CNA é total apoiadora do programa e por isso procuramos apresentar tudo que o Sistema oferece para o produtor rural, quais são as ações que essas áreas estão trabalhando e tudo aquilo que defendemos, além de ouvir sugestões e a realidade de cada um, porque isso também ajuda a dar subsídios para o nosso trabalho”.

O superintendente do SENAR/MS, Lucas Galvan, explicou que visitas como essa fazem parte do programa e permitem que os participantes possam conhecer o funcionamento das instituições mais representativas do agro.

“A formação desses líderes, com conhecimento técnico, informações sobre gestão e sobre o funcionamento dessas entidades vai contribuir para o fortalecimento do nosso setor. Com isso teremos ganhos produtivos e institucionais para todo sistema sindical em Mato Grosso do Sul”, analisou Galvan.

O grupo permanecerá em Brasília até o final da semana. Eles também visitarão o Ministério da Agricultura, a Embrapa, o Congresso Nacional e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), entre outras entidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas