DIVERSOS | 27/09/2017

Com alta de 34%, MS é o segundo do País no ranking de investimentos

Mesmo com a economia retraída, Mato Grosso do Sul encerrou o primeiro semestre deste ano com avanço de 34,72% em investimentos, de acordo com números da STN (Secretaria do Tesouro Nacional). O incremento é o segundo maior entre os 26 estados brasileiros, superado pelo do Rio Grande do Sul.

O ranking consta em reportagem do Valor Econômico, veiculada nesta terça-feira (26) com base em dados da STN. De janeiro a junho, os investimentos liquidados pelo governo de Mato Grosso do Sul somaram R$ 398,67 milhões, crescimento de 34% sobre o primeiro semestre de 2017. O avanço do Rio Grande do Sul foi de 41,63%.

Esses dois estados pertencem à menor parcela de 11 unidades que terminaram o período com avanço. Os 15 restantes investiram menos neste ano, puxando para baixo o resultado nacional, que foi de -15,85%.

Depois do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, os maiores incrementos foram dos seguintes estados: Mato Grosso (34,72%), Paraná (34,03%), Amapá (24,77%) e Alagoas (23,05%). Por outro, os piores resultados foram do Rio de Janeiro (-86,72%), Amazonas (-39,45%) e Minas Gerais (-28,58%).

Medidas – De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, o desempenho do Estado se relaciona às medidas relativas à contenção de gastos. “É resultado de um esforço muito grande feito pelo governador Reinaldo Azambuja para manter o equilíbrio das contas”, afirmou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

As reformas, conforme o secretário, promoveram dois ajustes, um imediatamente à transição de governo e outro no início deste ano. “Basta ver que, mesmo com o crescimento das despesas, Mato Grosso do Sul não só manteve, como também avançou nos investimentos em obras e serviços”, mencionou.

“O crescimento não seria possível sem as reformas, hoje MS tem a menor estrutura administrativa, com 10 secretarias. Reduzimos de 15 para 13 e no ajuste seguinte enxugamos ainda mais a máquina para 10 secretarias”, acrescenta Eduardo Riedel.

Fonte: Campo Grande News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas