DIVERSOS | 25/09/2017

Com início da primavera, sojicultores aguardam chuva para intensificar plantio

A primavera começa oficialmente às 16h02 minutos desta sexta-feira (22). Apesar das características de calor e chuva da estação, de acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pelo menos até o final de setembro, a estiagem e a temperatura elevada, deve prevalecer.

Sem clima favorável, o plantio de soja safra 2017/2018, que está autorizado desde o dia 15 de setembro, final do vazio sanitário em Mato Grosso do Sul, segue tímido.

“A semeadura deu início efetivo no estado, no dia 18 de setembro, e desde então a atividade está gradativa. Para que as sementes germinem, o ideal é que o solo tenha acumulo razoável de água, o que não deve acontecer, pelo menos até o dia 30 de setembro, período em que permaneceremos sem chuva. Apesar do plantio ainda não ter alcançado maior escala, o pequeno atraso não deve comprometer o desenvolvimento das lavouras”, explica o analista de grãos do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Leonardo Carlotto.

Conforme o Inpe, a temperatura média ficará em torno de 28º C, não há expectativas de massas polares fortes e não teremos eventos de frio atípico no meio da estação, como aconteceu em 2016.

Segundo Carlotto, para a temporada de soja no estado, a perspectiva de produção é de 8,3 milhões de toneladas com produtividade de 54 sacas por hectare. Para o departamento técnico da entidade, alguns cuidados no manejo são essenciais no momento. “Além de respeitar o período de plantio e a escolha da variedade mais adequada, é recomendado que agricultor utilize insumos de forma correta, faça monitoramentos para evitar gastos desnecessários e aplique a agricultura de precisão com assertividade”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas