MEIO AMBIENTE | 22/09/2017

Famasul 40 anos: colaboradores plantam 80 mudas em parque urbano no Dia da Árvore

“Este ato reflete na prática o que já fazemos na teoria: compartilhar conhecimento”. Foi com esta frase que o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, deu início ao plantio das 80 mudas de árvores do Bosque 40 anos Famasul.

O plantio é o primeiro passo do projeto e a previsão de inauguração do Bosque é em outubro, mês em que a Famasul comemora quatro décadas de atuação em prol do setor produtivo. A iniciativa conta com a parceria do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e do Governo do Estado de MS.

“Aqui, neste parque urbano, repete-se o cenário rural onde há a harmonia da produção com o meio ambiente. É uma ação de sustentabilidade”, afirmou Saito que plantou a primeira árvore do Bosque.

A iniciativa foi realizada pelos 120 colaboradores do Sistema Famasul, com a participação do vice-presidente da instituição, Nilton Pickler; diretor tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes; da diretora-secretária, Terezinha Cândido e do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Responsabilidade Ambiental – A entidade é responsável também por outras ações sustentáveis, uma delas é o programa de Assistência Técnica e Gerencial, Mais Inovação do Senar/MS.

O objetivo é transferir inovações tecnológicas para as atividades rurais, por meio de orientações quanto ao uso de solo, oportunidades de produção e gestão. Até o momento foram atendidos 159 produtores, em 29 municípios do estado.

O Soja Plus também está entre os projetos de boas práticas de produção, qualidade de vida no trabalho e responsabilidade social. O programa prepara agricultores para atender as demandas de forma mais sustentável, do ponto de vista social e econômico. Atualmente, são 500 propriedades rurais cadastradas. A meta, até o final de 2019, é alcançar 700.

O Radar Ambiental e o Programa Proteção de Nascentes também fazem parte da lista de iniciativas que acontecem por todo o estado.

Além disso, a entidade representa os produtores rurais nos principais conselhos, em 34 colegiados com temas relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos. Entre eles estão o Conselho Nacional e o Estadual, de Recursos Hídricos, Conselho Estadual de Controle Ambiental e o Grupo de Acompanhamento do Plano da Bacia Hidrográfica do rio Paraguai.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas