AGRICULTURA | 19/06/2017 às 00h00

Plantio de soja em MS está proibido por 90 dias para combater doença

A partir de hoje, agricultores de Mato Grosso do Sul não podem cultivar soja. A proibição segue até 15 de setembro de 2017 e o período é chamado de vazio sanitário. O objetivo é combater a ferrugem asiática, fungo que causa perdas consideráveis de produtividade.

De acordo com a Lei, o descumprimento das normas do vazio pode implicar em autuação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e multa de até mil UFRMS, que é a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 24,66.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, o cumprimento da lei ajuda a garantir a sanidade vegetal. “Essa é uma importantíssima ferramenta para controle da quantidade de inóculos de ferrugem e garantia uma boa produtividade, ainda mais em um cenário em que a maior parte dos defensivos vem perdendo o seu efeito”, analisa o presidente.

O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar é de 55 dias. O grão não pode ser plantado nesse prazo e, além disso, todas as plantas voluntárias - conhecidas como guaxas ou tigueras - devem ser eliminadas das propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos.

Em caso de dúvidas, a Iagro disponibilizou ao produtor rural telefone para contato: 0800 647 2788.

Campo Grande News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas