DIVERSOS | 18/10/2016 às 00h00

Rede e-Tec e Centros de Excelência do SENAR serão apresentados em evento internacional

Reconhecido pela sua tradição na área de formação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estará presente em mais uma reunião de trabalho da Comissão Técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional, da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor). O evento acontece a partir desta terça-feira (18/10) e vai até o dia 20 de outubro, em Santiago (Chile).

Com o tema “A economia rural diante dos desafios do século XXI: em prol da formação profissional”, o evento será promovido em parceria com a rede SNA Educa, do Chile, que realiza um trabalho semelhante ao que o SENAR faz no Brasil. A entidade será representada pela chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Barbosa Alves, e pela coordenadora de Educação Formal, Maria Cristina Ferreira.

A programação prevê um painel sobre economia rural e formação profissional, no dia 18, onde a coordenadora de Educação Formal do SENAR fará uma apresentação sobre a Rede e-Tec Brasil no SENAR e os Centros de Excelência. Nos dias 19 e 20, os participantes farão visitas técnicas à três escolas rurais. O foco da atividade é conhecer experiências e boas práticas em irrigação, produção de vinho e na metodologia que aborda a interação humana, no âmbito do processo social, como uma competência a ser adquirida na formação profissional.

Maria Cristina explica que será apresentada a metodologia utilizada para executar a formação técnica de nível médio, na modalidade a distância. “Trata-se de modelo híbrido, também conhecido como blended learning, que permite ser o processo de ensino e aprendizagem realizado de maneira inovadora e ao mesmo tempo integrada, pois são empregadas diferentes mídias e tecnologias que se complementam”. Como exemplo, ela cita que o aluno pode realizar a leitura do material impresso integrado com as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem e com as videoaulas, além de exercitar a prática nos encontros presenciais. Segundo a coordenadora de Educação Formal do SENAR, a intenção desse modelo é proporcionar aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio a oportunidade de desenvolver competências que lhes possibilitarão atuar no mercado de trabalho, adotando atitudes diferenciadas e inovadoras para o meio rural brasileiro.

O evento tem como metas promover o conhecimento e o intercâmbio de experiências inovadoras em formação profissional para a economia rural que apoiem o desenvolvimento de programas nos países participantes, além de identificar desafios comuns e estratégias de abordagem levando em consideração as diversas realidades econômicas e sociais existentes na região. Outro objetivo é combinar ações futuras de cooperação técnica, investigação, divulgação e assistência técnica nas áreas debatidas.

“Esperamos trazer novas experiências em relação à formação profissional rural no Chile e nos outros países da América Latina que estarão conosco, principalmente no processo de formação de jovens para o setor rural. Também será uma oportunidade de conhecer a estrutura existente e isso poderá ser mais um referencial para os Centros de Excelência que o nós estamos construindo no Brasil”, destaca Andréa Barbosa.

 


Fonte: SENAR Brasil

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas