DIVERSOS | 27/06/2019 às 16h50

SRCG fala sobre queimadas e seus riscos para alunos de Escola Estadual

Para conscientizar sobre os riscos e consequências das queimadas, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho ministrou uma palestra para alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José Antônio Pereira. A iniciativa é do diretor Alexandre Junqueira Netto, diretor do SRCG e apicultor, que em uma conversa com gráficos e vídeos explicou para as crianças o cenário da Capital em relação a queimadas, principalmente em época de estiagem. 

 

Representando o Comitê de Combate aos incêndios florestais, Alexandre Junqueira falou sobre os riscos físicos e os danos à saúde que as queimadas e a fumaça produzida por elas podem provocar nas pessoas. “Tentamos explicar para eles que algumas questões consideradas normais pela população, na verdade são crimes, como botar fogo em um terreno para a limpeza. Queremos esclarecer algumas duvidas sobre para quem ligar em caso de uma ocorrência”.

 

Durante a palestra as crianças participaram citando exemplos do cotidiano. A professora Adelita que ministra aula para o 5º ano falou sobre a importância de trabalhos de conscientização como este. “É importante conscientizar as crianças do perigo que eles correm, eles brincam com o fogo, então falar sobre o tema é muito importante, a palestra foi de grande valia porque eles vão comentar com os pais”.

 

As crianças tiveram a oportunidade de comentar sobre suas dúvidas e segundo Alexandre essa era a intenção. “Passar conhecimento que elas consigam estender aos pais delas, pois as crianças causam um enorme impacto na família”, finaliza. De acordo com o artigo 18-A do Código de Polícia Administrativa de Campo Grande (Lei Municipal nº 2.909), é proibido promover queimadas, mesmo que em pequenos casos como folhas secas ou galhos, pois o risco de perder o controle é muito alto. O corpo de bombeiros alerta para o risco de incêndios durante longos períodos sem chuva.

 
Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas