Alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são nutritivos e mais saudáveis, uma vez que são colhidos sem a utilização de agrotóxicos, ou hormônios de crescimento (no caso de frangos e peixes, por exemplo) e outros produtos químicos. O cultivo dos orgânicos preserva o sabor original do alimento, que é mantido devido à ausência de produtos químicos.
Hoje em dia já é possível encontrar alimentos orgânicos em supermercados convencionais e feiras de pequenos agricultores. Em busca de saúde e qualidade de vida, a procura de alimentos livres de aditivos químicos é grande.
Os produtos orgânicos contêm de 19% a 69% a mais de antioxidantes que as verduras e frutas convencionais. A presença de antioxidantes em verduras como brócolis e couve, ou em frutas como as uvas, contribuem notavelmente para a prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.
A alimentação orgânica não tem ligação direta com o emagrecimento. É que eles contêm as mesmas calorias que o alimento convencional, ou seja, não são light. Sendo assim, optar por este tipo de comida não evitará que você ganhe peso.
Fato
Enquanto os vegetais convencionais recebem substâncias químicas que matam pragas e fertilizam o solo, a agricultura orgânica só utiliza sistemas naturais para estes processos. Isso evita que, após o consumo, o organismo seja contaminado com elementos tóxicos, que podem levar a doenças.
Fique atento
Para saber se o produto que você está levando para casa é realmente orgânico, fique atento se o mesmo possui o selo brasileiro determinado pela Lei dos Orgânicos ou pela declaração do produtor orgânico familiar.
O que são alimentos orgânicos?
No seu cultivo não são usados agrotóxicos, nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, drogas veterinárias (hormônios de crescimento), sementes transgênicas, etc. Os alimentos orgânicos estão por toda a parte: frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, chás, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces e até café.
A aplicação controlada de fertilizantes e de outros produtos químicos não causa danos à saúde, no entanto, o que preocupa os consumidores é o uso indevido e abusivo desses produtos por parte de alguns produtores.
Importante
Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem. É importante ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outras coisas que são nocivas à saúde.
Fonte: Jornal do Povo