Pular para o conteúdo principal

Cenário de oferta comedida do boi gordo mantém o mercado firme

/ PECUÁRIA

A referência de preço da arroba do boi gordo subiu nessa terça, dia 14. Em São Paulo, o valor está R$ 132,00 à vista. Com a elevação da oferta de compra, os frigoríficos conseguem, aos poucos, compor as escalas de abate. As programações vigentes atendem cerca de três dias, mas não a plena carga.

O cenário da oferta, entretanto, está comedido, o que deixa o mercado firme. Em Mato Grosso do Sul, a cotação subiu nas três regiões pecuárias pesquisadas pela Scot Consultoria, o entrave é em função da dificuldade na aquisição de boiadas.

A oferta de bovinos oriundos de confinamento está pequena. Com a falta de chuvas, não há expectativa de que boiadas provenientes de pasto componham as escalas intensamente no curto prazo.

No mercado atacadista de carne com osso, o preço do boi casado de animais castrados está estável em R$ 7,71/kg. Com a alta da arrroba e os estoques das indústrias enxutos, a tendência é a tentativa de repasse dessas altas sobre o preço da carne.

Aumento de 4,6% no último trimestre

As cotações do boi gordo subiram 4,6%, em média, no último trimestre do ano, frente ao anterior, considerando preços em São Paulo. A diminuição da oferta de animais de cocho, a disponibilidade ainda crescente de animais terminados em pastagens e o maior consumo no período são as causas da movimentação.

No período analisado entre 2003 e 2013, as cotações recuaram no quarto trimestre apenas em 2008 e 2009. Apesar de a demanda estar deixando a desejar este ano, frente aos preços mais altos do boi gordo, deve haver melhoria nos últimos meses do ano, fator que pode colaborar com o cenário do boi gordo.


Fonte: Scot Consultoria