Pular para o conteúdo principal

Chuvas beneficiam lavoura de algodão

/ AGRICULTURA

A presença de uma frente fria sobre o estado de São Paulo mantém o tempo fechado e com chuvas nesse começo de semana em praticamente todas as regiões paulistas.

O padrão chuvoso segue ao longo dos próximos dias e vai possibilitar a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras e em especial uma elevação nos níveis de água dos reservatórios e demais mananciais. Choveu no sistema Cantareira, que começou a semana com nível de 12,9%.

No oeste baiano, em Tocantins e nas regiões sul do Piauí e do Maranhão há previsão de chuvas boas e bem generalizadas a partir de quarta. Até lá poderão ocorrer apenas pancadas de chuvas isoladas. A tendência é que após a quarta-feira essas chuvas durem até o próximo final de semana.

Apesar dessas chuvas atrapalharem o pleno andamento da colheita do milho e da soja, não há sinais de que venham a causar algum tipo de perda nas lavouras. Pelo contrário, essas chuvas irão beneficiar as lavouras de ciclos mais tardios e, principalmente as lavouras de algodão.

O mês de março deverá ser com chuvas dentro da média para essa região do Brasil. A exceção é a Bahia, onde há pelos menos 15 dias o tempo está mais seco e deve continuar assim ao longo dos próximos dias.

Fonte: Canal Rural