Criadores de MS submetem animais a parecer técnico e concorrem ao Oscar da Pecuária
Cerca de 30 produtores rurais de Mato Grosso do Sul seguem na competição estadual de melhores criadores da raça Nelore, o Ranking Oficial, realizado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS). Com o final do primeiro turno da competição, que ocorreu durante o primeiro semestre, os melhores colocados se aproximam da possibilidade de representar o Estado na Nelore Fest Nacional, conhecido como o Oscar da Pecuária, que acontecerá no dia 11 de dezembro, em São Paulo, capital.
Segundo a Nelore MS, o objetivo de premiar os melhores criadores e expositores de animais da raça Nelore é a busca pela pecuária de excelência, com a finalidade de obter melhoramento genético, precocidade e, posteriormente, gerar e multiplicar informações genéticas que vão impactar na produção de carne de qualidade. Além disso, com bons resultados na etapa regional, os líderes do ranking têm a chance de participar da Exposição Internacional do Nelore (Expoinel), que reúne os melhores do País em Uberaba/MG.
“A partir da participação no Ranking Oficial, o pecuarista ganha destaque no cenário nacional da raça e, consequentemente, valorização dos animais”, detalha o responsável pelos julgamentos da Nelore MS, Miguel Rudes, afirmando que os torneios buscam novos criadores. “Queremos atrair novos criadores para as exposições. É a oportunidade de mostrarem o trabalho que desenvolvem em prol da qualidade e serem reconhecidos com isso”, relata.
Entre os melhores colocados do ranking, o criador e expositor de Nelore Sebastião Osmyr Fonseca de Assis, de Bonito (MS), conta que é pecuarista há mais de 30 anos e que cada vez mais procura aprimorar e selecionar seus animais, investindo em profissionalismo. “Neste ano tivemos a felicidade de apresentar nosso rebanho em alguns julgamentos e ficamos contentes com a colocação atingida”, conta Fonseca, ao afirmar que os julgamentos valorizam o trabalho do pecuarista. “É um estímulo que temos para nos esforçar e levar gado de qualidade às exposições”, ressalta.
O pecuarista de Dourados, Issao Iguma Filho, também está na lista dos melhores colocados do ranking e enfatiza que o julgamento dos animais e os resultados obtidos estimulam o criador. “A paixão pela raça Nelore é base. E então se abre a possibilidade de investir em genética, como em novos reprodutores, melhorando a multiplicação de animais com mais qualidade e garantindo a precocidade no restante do rebanho. A motivação vem conforme os pareceres técnicos são positivos, o que nos aproxima da excelência e da valorização da criação”, conclui.
Os animais inscritos são divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos avaliados por juízes técnicos que viajam o Brasil em busca dos melhores animais da raça Nelore, que em 2015, já julgaram individualmente mais de mil animais.
O Ranking Oficial é dividido entre a Liga dos Campeões, que premia os cinco melhores criadores do Estado, e a Super Copa, em que podem participar o sexto colocado em diante no ranking geral. Ou seja, todos os produtores que inscrevem seus animais nas exposições têm a chance de serem premiados pela Nelore MS ao final do ano, e pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), por meio da Nelore Fest Nacional, por meio dos resultados obtidos.
Fonte: Nelore MS