Pular para o conteúdo principal

Desempenho das carnes na segunda semana de novembro

/ PECUÁRIA
O fato é que a receita cambial da última semana (9 a 15 de novembro, cinco dias úteis) apresentou, pela média diária, recuo de 23,5% em relação à semana anterior. Mas isso não significa, necessariamente, queda das exportações. Pois pode ter ocorrido, por exemplo, que no resultado da primeira semana de novembro estivessem embutidas sobras do final de outubro. 
No entanto, a despeito do forte recuo, a média dos 10 primeiros dias úteis do mês (ou seja, a metade de novembro, já que o período tem 20 dias úteis) ficou 6% e 9,4% acima daquelas registradas, respectivamente, em outubro/14 e em novembro/13.
 
Nesse contexto, a única carne que projeta expansão tanto em relação ao mês anterior quanto em comparação ao mesmo mês do ano passado é a suína. Pois o que se exportou até aqui de carne bovina sugere redução em relação aos dois quesitos, enquanto a carne de frango sinaliza redução em relação a outubro passado (o que não surpreende, pois novembro corrente é 13% “mais curto” em termos de
dias úteis).
 
Traduzindo, o volume de carne de frango já embarcado agora indica, para o mês, volume total da ordem de 321 mil toneladas, 2,5% menos que o registrado em outubro último. De toda forma, se confirmado, esse volume significará aumento de 2% em relação a novembro de 2013 (mês, também, com 20 dias úteis). 

Fonte: Avisite