Em Dia de Campo, alunos do Curso Técnico em Agronegócio aprendem sobre empreendedorismo produção em estufas
Foi uma verdadeira aula de empreendedorismo e técnicas de produção em estufas. Assim definiram os 27 alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a aula prática realizada este sábado em uma propriedade localizada em Campo Grande.
Durante o dia de campo, os estudantes conheceram técnicas de plantio de hortaliças e legumes em estufas, além de práticas de compostagem, viram de perto o funcionamento do minhocário, entre outras atividades distribuídas nos 7 hectares do senhor Antônio Sérgio Chiquito.
“Eu tenho 23 estufas e faço o plantio escalonado de milho e abobrinha, além da vermicompostagem. Eu recebo o conteúdo ruminal do um frigorífico e possuo a licença ambiental para isso. Em relação à venda da matéria orgânica, tem tido muita demanda devido à qualidade do produto”, afirmou. Com o minhocário, segundo Chiquinho, o lucro tem ultrapassado 50%.
Acompanhados pela professora, Natália Araujo, o grupo tirou as dúvidas sobre o cultivo de pepino, de pimentão. “Com esse sistema de irrigação e estufa, o senhor Chiquinho produz o ano inteiro e tem um ciclo menor, conseguindo vantagens financeiras e boa qualidade produtiva”.
Depoimentos dos alunos - Para Patrícia Monteira, que já é formada em técnica agropecuária, a aula foi proveitosa. “Todo aprendizado é ótimo. Para mim foi uma novidade aprender sobre a parte de nutrientes das hortaliças”, salientou.
O professor de educação física, Kelson Nogueira, a aula despertou a vontade de aprender mais sobre a agricultura familiar. “A visita técnica foi de muita valia para compreender o processo produtivo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação