Pular para o conteúdo principal

Mapa quer ampliar as exportações de leite em quatro anos

/ PECUÁRIA

O Ministério da Agricultura pretende ampliar as exportações de leite do Brasil. Atualmente, o país exporta apenas 1% da produção. A meta é chegar a 3% nos próximos quatro anos por meio do Projeto de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro, criado em parceria com entidades voltadas ao setor.

“A meta é exportar 250 milhões de litros ano. É importante para o setor e não é um desafio tão grande”, comenta Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.

Além das exportações, o programa também envolve diversas cadeias da produção de laticínios. De acordo com Rocha, “o projeto insiste na melhoria da competitividade do setor lácteo, alinhando políticas publicas com melhoria de renda na cadeia de lácteos do Brasil”. Para isso, o governo pretende facilitar o acesso ao crédito, e ampliar os instrumentos de comercialização, como empréstimos que auxiliam no processo de estocagem do produto.

Segundo o secretário do Mapa, outra meta é ampliar consumo de lácteos no mercado interno. “Nosso desafio é que a gente possa produzir mais queijo, mais iogurte. Hoje, enquanto o brasileiro consome 57 kg de leite por ano, ele come apenas 4 kg de queijo”. Caio destaca, ainda, a necessidade de criatividade da indústria, como novas formas de produzir derivados para aumentar as vendas, como produtos sem lactose e light, por exemplo.

Pecuária de Leite no Brasil

Hoje, o Brasil é o 4º maior produtor mundial de leite com 35,6 bilhões de litros produzidos no ano passado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento médio anual da produção total do produto é de 4,1% e o consumo de lácteos per capita 3,3%.

Fonte: Redação Uagro