Pular para o conteúdo principal

Principal importador de carne bovina do estado deve aumentar o consumo em 58%

/ PECUÁRIA

Principal continente importador da carne bovina in natura de Mato Grosso do Sul, a Ásia deverá aumentar em 58% o consumo do produto nos próximos oito anos. A previsão se deve ao aumento de 11% na população asiática até 2022, como aponta o estudo “Perspectivas para a Carne Bovina a 2022”, desenvolvido pelo membro da diretoria consultiva do WAF - World Agriculture Forum, Osler Desouzart. O diretor é palestrante da etapa de Campo Grande do Circuito Expocorte, evento que acontecerá entre 30 e 31 de julho, no Centro de Convenções Albano Franco na capital.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), os países da Ásia estão entre os principais importadores de carne sul-mato-grossense, segundo levantamentos da Famasul demonstram. “Desde 2004 a Rússia está em primeiro lugar do ranking de importações de carne bovina do Estado, seguida do Irã e Hong Kong, países que se revezam nas colocações, mas estão sempre entre os cinco primeiros colocados”, destaca o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini.

Para o palestrante da ExpoCorte 2014, não é surpreendente que a Ásia seja responsável por 45% do aumento do consumo de carne no mundo em oito anos, mas é extremamente significativo para um país exportador como o Brasil. “A Ásia reúne países que não possuem os recursos naturais necessários para abastecer seu incremento do consumo. À exceção da Índia, exportadora de carnes de vaca e, principalmente, de bubalinos, não há na região asiática outro país capaz de gerar excedentes exportáveis significativos,” destaca.

As informações de Desouzart se alinham com as do palestrante da Expocorte, Fabiano Ribeiro Tito Rosa, que ministrará a palestra ‘Do pasto para a mesa: desafios da cadeia produtiva da carne bovina’. “O consumo de carnes deve aumentar significativamente ao longo das próximas décadas, mais de 80%, em função de crescimento de população, urbanização e melhoria de renda”, afirma Tito Rosa.

ExpoCorte em Campo Grande - Depois da etapa Cuiabá, que reuniu cerca de 900 pessoas, sendo 90% pecuaristas, o Circuito ExpoCorte, terá sua próxima etapa em Campo Grande, nos dias 30 e 31 de julho. O evento foi criado com a finalidade de levar tecnologia e discussão para os principais polos de produção pecuária do Brasil. Em seguida, passará por Ji-Paraná (RO), em 17 e 18 de setembro; Araguaína (TO), em 15 e 16 de outubro e Uberlândia (MG), nos dias 11 e 12 de novembro. Mais informações: www.circuitoexpocorte.com.br


Fonte: Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)