Pular para o conteúdo principal

Rentabilidade da pecuária leiteira depende de planejamento

/ PECUÁRIA

Planejamento e gestão eficiente. Essas são as palavras chave para quem deseja obter sucesso no ramo da pecuária leiteira, setor ainda pouco explorado em Mato Grosso do Sul e visto como ação complementar por muitos produtores rurais. Entretanto, a atividade pode ser bastante lucrativa, desde que bem gerida, conforme destacou o analista da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Rodney Guadagnin Santos, durante sua palestra “Modelo de Gestão na Pecuária Leiteira”, na tarde esta sexta-feira (22), na Feira do Empreendedor, em Campo Grande.

O analista reforçou a necessidade de dedicação para o crescimento da produção, mas confirmou a possibilidade de retorno. “Pecuária leiteira precisa de empenho vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, inclusive à noite. Ordenha não tem pausa, mas com planejamento é possível obter retorno maior até mesmo do que os da pecuária de corte”, avaliou Santos.

Durante a palestra, o analista determinou pontos essenciais para o produtor avaliar antes de iniciar seus investimentos na pecuária leiteira, tais como, modelo de produção, dieta, número de funcionários, a importância da assistência técnica, área necessária e o ponto de equilíbrio econômico. Respeitando o intervalo entre os partos e adotando o sistema adequado é possível produzir até 2,4 mil litros de leite por lactação, que dura em média dez meses. Isso equivale a uma produção média de 8 litros de leite por dia”, exemplificou o palestrante ao apresentar os sistemas de gestão.

Produtora rural há 19 anos, Eliane Mota possui propriedade em Nova Alvorada do Sul e reconhece que atuar na pecuária leiteira é um desafio diário e que utilizará as orientações obtidas na palestra, principalmente sobre gestão e manejo. “Cresci vendo meu pai trabalhar com produção leiteira e segui o mesmo caminho, mas é sempre importante ter suporte técnico e as orientações que o palestrante trouxe hoje mostram novos caminhos e o quanto é importante planejar a administração da propriedade”, considerou.

Ainda nessa sexta-feira (22), o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realiza duas palestras na Feira do Empreendedor. Na sala 1, acontece “Criação de Ovinos” e na sala 2, “Cultivo de seringueira – como a borracha natural se tornou uma ótima opção”, ambas às 19h30. Sábado (23), 20h45, será realizada a palestra “Cultivo de Eucalipto como diversificação” e no domingo (24), 19h30, “Cultivo de orquídeas – espécies e tratos”, encerra a programação de palestras.

A Feira do Empreendedor 2014 é realizada pelo Sebrae, em parceria com o Sistema Famasul, Sistema Fiems e Sistema Fecomércio. O evento tem entrada gratuita e acontece das 14h às 22h, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Inscrições e a programação completa no site www.feiradoempreendedorms.com.br.