Rússia anuncia que vai importar frango brasileiro
A Rússia quer importar 200 mil toneladas de frango do Brasil por ano para substituir o produto que hoje é comprado dos Estados Unidos, informou ontem o governo russo a representantes da embaixada brasileira em Moscou. O volume representa quase três vezes o total exportado nos últimos dois anos pelo Brasil. A indústria brasileira garante que teria condições e suprir o mercado russo sem maiores investimentos.
A oportunidade de aumentar as exportações surgiu após a decisão russa de boicotar a compra de alimentos dos Estados Unidos, da União Europeia e da Austrália em resposta às sanções impostas pela anexação da Crimeia, na Ucrânia, ao território russo.
O primeiro movimento russo foi a concessão recorde, na quinta-feira, de certificados sanitários para 89 frigoríficos brasileiros, que poderão exportar carne bovina, Suína e de aves, além de produtos lácteos.
A Rússia já é o principal mercado de carnes bovinas e suínas para o Brasil. Em 2013, foram exportadas 303 mil toneladas de carne bovina e 134 mil toneladas de Suínos, ocupando cerca de 40% do mercado.
De acordo com a economista Adriana Mascarenhas, gestora da Unidade Econômica da Famasul, a Rússia já é o mais importante mercado do Mato Grosso do sul, consumindo, em junho, 60% da carne in natura do Estado. Isso representa 39,7 milhões de dólares.
Segundo a economista, a oferta da carne suína do Estado já está bastante ajustada à demanda, desta forma, haveria alguma dificuldade em ampliar significativamente a exportação. Por outro lado, a capacidade de abertura de mercado para a exportação de frangos pode representar uma importante oportunidade para os produtores sul-mato-grossenses.
Fonte: Fernando Hassessian - (www.capitalnews.com.br)