DIVERSOS | 07/06/2022

Alessandro Coelho propõe criação de comitê para reunir projetos pró-Pantanal

Entidades públicas e privadas devem se reunir para tabelar as iniciativas que favorecem a pecuária, o turismo e a biodiversidade

 

Em evento realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande, nesta terça-feira (7) o presidente da entidade, Alessandro Coelho, propôs a criação de um comitê estratégico, que deve reunir entidades públicas e privadas para organização de ações a favor do desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal. Segundo Coelho são necessários o acompanhamento e o desenvolvimento de estratégias, que conectem essas ações, geralmente ligadas à cultura, ciência e tecnologias, negócios, pecuária e turismo.

 

“Nossa ideia é que empresas como a Energisa, Sebrae, ABPO, Semagro, produtores rurais e outras entidades, que se interessam na manutenção da biodiversidade e na geração de novas ações empreendedoras, se reúnam com uma periodicidade determinada, para que possamos monitorar, quantificar e acompanhar essas ações que merecem destaque. E ainda destaco o papel de veículos de comunicação como a TV Morena, que tem função de estimular uma comunicação direta com a sociedade, desmistificando questões ligadas ao bioma, à pecuária que se desenvolve por lá e sobre a oportunidades de negócios”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

 

O diretor de negócios da TV Morena, Antonio Alves (Tunico), destacou o papel da novela Pantanal, como uma grande plataforma de divulgação, tanto para o Brasil, como em outros países. “A novela estreou com mais de 40 milhões de pessoas assistindo. E quanto mais falar do Pantanal, mais se desmistifica muita coisa. O agro do Pantanal ou tudo que é ligado ao ecossistema, carrega uma falha de comunicação, e temos muito o que melhorar nesse quesito, até que consigamos vender o agro da forma como ele merece, esse é um desafio constante. E a novela está trazendo essa imagem positiva”.

 

O coordenador de projeto e cadastro da Energisa, Heber Henrique Selvo do Nascimento, destacou o projeto Ilumina Pantanal, que tem mantidos produtores rurais e seus colaboradores no bioma. “Através do ilumina Pantanal temos notado a viabilização do produtor rural em manter seu colaborador no campo. Antes tínhamos muita gente saindo das fazendas e agora temos notado o contrário. Agora as pessoas contam com o conforto de de uma energia elétrica, geladeira, ventilador e isso tem feito com que as famílias permaneçam no Pantanal”, explica ao lembrar que o projeto tem por finalidade atender 100% das demandas por energia elétrica no Pantanal.

 

Também participaram do evento o presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável – ABPO, Eduardo Cruzetta; o gerente do SebraeMS, Rodrigo Maia Marcelo Pirani; o coordenador de pecuária da Semagro, Marivaldo Miranda; e a proprietária da Pousada Pioneiro, Cristina  Moreira da Rocha Bastos.

 

Diego Silva / Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas