DIVERSOS | 12/05/2021

Campo em obras: Contratar engenheiro pode diminuir custo e melhorar resultados

A construção civil segue em expansão em Mato Grosso do Sul, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério da Economia, mostram que nos primeiros três meses a construção civil avançou, e o setor abriu 267 novas vagas. No Brasil o número é mais representativo, a geração de emprego neste segmento superou o primeiro trimestre de 2020 em 264%.

 

As vagas que podem estar divididas entre construções no campo e na cidade, representam investimentos contínuos em obras para moradia, mas também em instalações comerciais. Já na zona rural, vão desde barracões, armazéns, casas (madeira e alvenaria) e até estrutura de confinamento, instalações de rodas d’água, divisões com cercas elétricas para pastos rotacionados, baias e cocheiras para trato de animais e outros.

 

Sobre o andamento da contratação de mão de obra para construção civil nas fazendas, o engenheiro José Audax, que soma mais de 40 anos de experiência, alerta que o improviso do produtor rural tende a ficar de escanteio. “Geralmente os produtores rurais costumam contratar pessoas da região para prestar serviços na construção e acabam não executando um projeto profissional. Isso tem mudado aos poucos, já visualizamos uma parcela que não querem se preocupar com prazos que não serão cumpridos ou com o custo que se elevará, sem planejamento consistente. ”, explica o engenheiro, que também já trabalhou em projetos de represas, criação de turbinas elétricas e para represamento de água a fim de acomodar desníveis existentes em terrenos, além de barragem de loteamentos.

 

Segundo ele, há alternativas para não cair em ‘cilada’. “Não são poucas as reclamações de produtores que improvisaram e acabaram gastando mais do que o orçamento da obra. Tem como investir baixo e evitar retrabalho, com planejamento e informações técnicas. Há um conceito de que contratar um especialista (engenheiro) pode onerar a obra, e não é o que ocorre na prática”.

 

E os custos, segundo José Audax, estão entre as vantagens de se contratar um engenheiro para atuação no campo. Veja a lista com 7 vantagens de contratar:

 

1 – Planejamento eficiente: elimina o risco de retrabalho e garante cumprimento do orçamento;

2 – Menor custo: Evita-se desperdício;

3 – Prazos: o engenheiro se encarrega pela equipe e garante prazos;

4 – Habilidade técnica: Elimina riscos de improvisos, seja na hidráulica ou elétrica;

5 – Regularização: A obra pode executada de acordo com a legislação;

6 – Segurança: Garante que a estrutura seja resistente às intempéries;

7 – Qualidade: Os acabamentos são pensados minuciosamente;

 

Para orçamento e mais informações sobre construções na zona rural, entre em contato com o engenheiro José Audax Cesar Oliva (67) 99920-5868 ou (67) 3324-3890.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas