DIVERSOS | 14/04/2020

Ceasa/MS implanta plano de contingência e segue normalmente com abastecimento

“Passamos por uma situação de crise”, aponta produtor que comercializa na Central

 

Com cerca de 83% das frutas importadas de outros estados e recepção de um grande volume de legumes e verduras, que são distribuídas para diversos municípios do estado, a Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) não sofrerá risco de desabastecimento. A afirmação é do presidente da entidade, Daniel Mamédio do Nascimento, que conduziu a implantação de um plano de contingência na Central durante a pandemia do Coronavírus.

 

Em entrevista, o administrativo da Ceasa/MS, Fábio Lourenço Alves, confirmou que a atividade de abastecimento de alimentos segue normalmente, apenas com oscilações de preços por interferências comuns de mercado. “Trata-se de um movimento de oferta e demanda, deste modo, alguns produtos apresentaram alta, como o alho, a cebola, o kiwi e frutas exóticas, uma vez que são importados. Já as folhas tiveram uma redução no valor, tais como alface e agrião”, explica Alves, reforçando que nas últimas semanas de março, período de isolamento social, o volume de vendas aumentaram apesar do menor fluxo.

 

Já o produtor rural e associado ao Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Antônio Sérgio Chiquito (55), afirma que mesmo com o isolamento social não diminuiu a produção, mas suas vendas na Ceasa caíram bastante. “Os feirantes nos disseram que não estavam conseguindo vender porque não tinha ninguém para ir às feiras e, com isso, os preços caíram bastante. Acabamos produzindo em troca apenas do sustento da gente”, lamentou Chiquito.

 

“Passamos por uma situação de crise. O jeito é continuar trabalhando. Não temos o que fazer”, pontuou ele que produz pepino japonês, pimentão, tomate grape, milho verde e abóbora seca.

 

Para manter entradas e saídas sem pôr em risco a saúde dos produtores, comerciantes e clientes, foi implantado o Plano de Contingência, que propõe:

• Pessoas não ligadas à cadeia de abastecimento dos produtos devem evitar ir às Ceasa/MS;

• Afastamento de todos os funcionários que fazem parte do grupo de risco (home office);

• Intensificação da limpeza e higienização nas Ceasa/MS;

• Disponibilização de sabão líquido e álcool em gel em todos os banheiros e recepção da área administrativa, entre outras ações.

 

Ao todo, foram 12 ações preventivas adotadas para prevenir e manter a distribuição de frutas e verduras por Mato Grosso do Sul.

 

Diego Silva / Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas