DIVERSOS | 12/11/2020

Confira propostas dos vereadores para o agronegócio

O SRCG levantou propostas para agronegócio, de alguns candidatos ao legislativo, para te ajudar na escolha. Confira!

 

 

EDILAINE MANSUETO

A Policial Militar Edilaine Mansueto, concorre a uma vaga pelo partido DEM. Com o apoio da Ministra Tereza Cristina e do presidente Jair Bolsonaro, Mansueto traz propostas de autovalorização da mulher, segurança pública e iniciativas para setor produtivo.

 

 

Projetos para o Agro 

No diálogo com os diversos setores econômicos que compõem nossa Campo Grande, tive a oportunidade de conversar com  alguns produtores e lideranças rurais. Ouvi diversos relatos sobre as dificuldades encontradas pelo setor produtivo. Algo que chama a atenção e é recorrente, são às questões de segurança no campo, principalmente  abigeato.  Outros pontos fundamentais passam pela assistência técnica  no preparo da terra, plantio, transporte e comercialização de seus produtos.

 

Essas dificuldades afetam diretamente também ao cidadão campo-grandense,  que sente consequências quando o alimento não chega a cidade ou chega com custos elevados. Compreendo a necessidade de uma aproximação imediata do poder público com o setor rural para que, de forma urgente, possamos fomentar o agronegócio através de iniciativas público privadas.

 

Precisamos da criação de um cinturão verde no entorno da capital, priorizando não só produção de alimentos, mas também o assentamento de famílias de baixa renda em áreas devolutas pertencentes ao município aptas para o plantio.

 

Acredito também que uma política específica, democratizada, com participação direta nas discussões de todas  classes envolvidas, numa ação desburocratizada e com programas municipais que se expandem ao governo do estado e governo federal trará êxito aos projetos.

 

Como prioridade, vou estabelecer urgência às demandas existentes, através de uma frente, com participação direta de produtores para atender exclusivamente esta categoria, já que ninguém melhor para discutir e apresentar propostas num tema de tamanha importância para nossa cidade.

 

1)Criação de viveiro municipal com estufas para produção de mudas de hortifrútis

 

2)Alterações de leis que inibem o produtor de nosso município em avançar na atividade

 

3) Criação de leis e regulamentações de apoio e fomento ao setor rural para pequenos, médios e grandes produtores

 

4)Criar patrulhas mecanizadas e centros de assistência técnica municipal com técnicos e profissionais

 

5)Buscar parcerias com empresas privadas para a venda  ponta a ponta, ou seja, produção e comercialização direta produtor/empresa

 

6)Projeto “Campo/Cidade” onde os produtores terão pontos de vendas direta ao consumidor

 

7)Organização de cooperativas de produtores para processamento de alimentos para agregação de valor

 

8)Criação da Guarda rural municipal, patrulha com equipes volantes que irão atuar na segurança dentro dos limites do município

 

9)Projetos de incentivos a fruticultura para espécies/variedades mais adaptadas ao solo, clima e altitude. 

 

10)Projeto “Escola da terra”, hortas em escolas municipais onde crianças terão conhecimento pedagógico sobre produção e os alimentos produzidos serão consumidos na merenda escolar 

 

11)Reestruturação do Parque Laucídio Coelho para restabelecer a Expogrande como principal evento pecuário e histórico do Estado.

 

João César Mattogrosso

Vereador por Campo Grande cumprindo o primeiro mandato entre 2017-2020, João César Mattogrosso presidiu a Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo nos anos de 2017 e 2018, sendo o atual vice-presidente. Empresário na Capital, defende o desenvolvimento e ações de fomento para o Agro.

 

 

 

Metas para desenvolvimento do agro em Campo Grande

 

1. ALAVANCAR A LOGÍSTICA DE ESTRADAS E PONTES:

 

Pleitear substituição de pontes de madeira por de concreto, a fim de possibilitar melhor trânsito de veículos pesados para otimizar áreas degradadas. Somada a manutenção das estradas, será possível escoar a produção e estimular a ocupação desses espaços que muitas vezes não são utilizados pela inviabilidade de tráfego, a partir dessas melhorias, será possível fortalecer os corredores agrícolas.

 

2. CRIAR CONDIÇÕES PARA TODOS  AGRICULTORES FAMILIAR, PEQUENO, MÉDIO E GRANDE ESTIMULANDO A PRODUÇÃO LOCAL, SOBRETUDO DE HORTIFRUTIS E TODOS OS ITENS.

 

3. VIABILIZAR ACESSO À INTERNET PARA POSSIBILITAR O USO DA AGRICULTURA 4.0 E OUTRAS PLATAFORMAS

 

Sem acesso à internet com sinal estável não é possível explorar as diversas plataformas tecnológicas criadas para o desenvolvimento do agronegócio. A proposta é promover essa discussão com as companhias responsáveis, a fim de buscar uma solução que promova qualidade de acesso na área rural. 

 

4. ATENÇÃO AOS AGRICULTORES FAMILIAR, PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES:

 

Para cumprir com êxito este propósito, acredita-se que a criação de uma pasta dedicada exclusivamente ao setor rural é imprescindível. Concentrar em uma estrutura administrativa dentro do Poder Executivo para que proporcione a infraestrutura necessária para manutenção, aperfeiçoamento e fomento da atividade e que elaborem estratégias para o desenvolvimento do nosso agro. 

 

5. PROGRAMA DE INCENTIVOS PARA O SETOR RURAL

 

Para auxiliar nesse progresso, preenchendo as áreas degradadas e fomentando a agropecuária, a proposta é traçar um plano de trabalho com vistas à criação de um Programa de Incentivos para o Setor Rural em Campo Grande, assim como acontece com o Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes), voltado para empresas e indústrias.

 

6. PLANO MUNICIPAL DE AGRICULTURA URBANA DE CAMPO GRANDE

 

Projeto de Lei n. 9.864/20 já aprovado na Câmara Municipal, que iremos fiscalizar junto ao Executivo e integrantes do segmento, para que se façam cumprir os objetivos nele estipulado, para o seu fiel cumprimento. Entre os projetos, vamos propor a criação do Selo de Garantia para identificação dos produtos cultivados em Campo Grande. A ideia é estimular os consumidores para que comprem os produtos da nossa terra. Além disso, pautas agroecológicas são altamente assistidas por este plano. Sustentabilidade é palavra de ordem na atualidade, por isso a ênfase para essa perspectiva trará uma imagem valorosa para nossa cidade e isso refletirá positivamente, tanto para o setor do agro, quanto para economia.

 

Otávio Trad

 

Candidato pelo partido PSD, Otávio Augusto Trad Martins, busca seu 3º mandato como legislativo. Nas primeiras passagens, Trad, participou da Comissão Permanente de Legislação, foi presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e presidente da Comissão Permanente da Juventude entre 2012 e 2014.

 

 

Idéias para influenciar o agro em Campo Grande

 

O Agronegócio é a base principal da economia do país e para nossa cidade não poderia ter papel diferente, a necessidade de fortalecimento das cadeias produtivas do setor primário, acesso à tecnologia para auxílio das atividades agrícolas e agropecuárias aos produtores do município alcançando o desenvolvimento econômico e atendimento ao mercado local através dessas produções.

 

Para isso, serão discutidas e elaborados proposta para fortalecimento das produções agrícolas, avicultura, agropecuárias, entre outras e uma especial atenção a ponta final da cadeia que tem extrema importância e é o principal gargalo das produções no município, com atração e apoio de agroindústrias para processamento dessa matéria prima e sua transformação trazendo uma maior valorização desses produtos.

 

Outro ponto será incentivo e organização de redes de comercialização para esses produtos trazendo também uma valorização dos produtos produzidos e processados no município.

 

O fortalecimento de programas de fomento à produção pecuária sustentável e outras produções que se pautem na sustentabilidade e desenvolvimento local também serão de extrema importância a serem discutidas.

 

Programas de incentivo e profissionalização dos produtores de forma a capacita-los para gerir seus empreendimentos com maior eficiência e lucratividade.

 

A consolidação da área rural do município de modo a coloca-la entre as cidades de grandes potencialidades para expansão das produções agrícola e agropecuária.

 

Tito de Camillo

Carlos Fernando Pereira de Camillo, o Tito, é candidato ao cargo de Vereador pelo MDB. O engenheiro agrônomo, traz como pauta principal da sua agenda, o fortalecimento do agronegócio em Campo Grande 

 

 

Projeto Caravana do Conhecimento Rural

 

A idéia do projeto se originou ao final de um trabalho de dois anos como gestor do projeto territórios da cidadania da grande dourados. Neste projeto atendemos 500 pequenos produtores de assentamentos de 8 municípios. O objetivo do projeto era elevar a renda do produtor e inserindo uma nova atividade na propriedade.

 

Queremos promover o fortalecimento e a diversificação da produção da agricultura familiar em assentamentos, na capacitação em planejamento rural, gerenciamento e conhecimentos técnicos, bem como seus processos de comercialização, através da identificação da aptidão de cada microrregião do estado do MS.

 

Resultados esperados

 

600 produtores da agricultura familiar e assentados capacitados na região sul 

3000 produtos participantes das ações de capacitação e difusão de tecnologia.

Produção agrícola familiar e assentamentos diversificada com cada produtor cultivando no mínimo 2 produtos; 

Estabelecimento de canais de comercialização direta pelos produtores; 

Elevar a renda das 600 famílias assentadas, em 10% até o final do projeto

 

Carla Sthephanini

 

Carla Sthephanini, concorre a uma vaga na câmara pelo partido PSD, a advogada que já teve um mandato de 2013 a 2016, pretende trazer suas experiências de conselhos e secretarias onde atuou nos últimos anos, em Mato Grosso do Sul.

 

 

Propostas agronegócio

 

O primeiro compromisso é a interlocução;  ouvir, debater e aprender com as entidades representativas que conhecem a realidade e os anseios dos produtores;

 

Apoiar as medidas necessárias para tornar o cinturão verde de Campo Grande um espaço de produção de hortifrutigranjeiros capaz de abastecer boa parte dos consumidores locais, uma vez que hoje é grande o volume de importação de outros municípios e de fora do Estado;

 

Defender que a merenda escolar seja integrada pelos produtos locais, inclusive leite, mantendo uma escala  de consumo que permita ao produtor realizar os investimentos para ampliar e consolidar a produção;

 

Atuar para que a manutenção das estradas de produção seja eficiente em todas as épocas do ano, contando com recursos do Fundersul  e com apoio de patrulhas mecanizadas;

 

Trabalhar para a continuidade do processo e substituição das pontes de madeira por pontes de concreto na área rural de Campo Grande.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas