DIVERSOS | 10/02/2021

Covid-19: SRCG realizará cadastro de população rural para agilizar vacinação

O Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) será um centro de informação e captação de dados para produtores e trabalhadores rurais, acima de 60 anos, que entrarão na fila da vacina contra o Covid-19. O objetivo da entidade é agilizar a captação dos dados necessários e orientar os idosos sobre o calendário e os locais de vacinação. Segundo a prefeitura da capital, a meta é de que esse público já esteja vacinado até maio deste ano.

 

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Alessandro Coelho, recebeu na sede da entidade o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro, que disponibilizará um profissional para capacitar a equipe do Sindicato responsável pelo cadastro dos idosos do campo, na sede do SRCG. “Talvez nos tornemos a primeira capital a vacinar todas as pessoas acima de 60 anos, para isso foi necessário acordo com algumas categorias da saúde, priorizando os mais idosos, que detém a maior taxa de mortalidade por covid”, explica o secretário.

 

O Secretário de Governo e Relações Institucionais, Antônio Cézar Lacerda Alves, destacou a necessidade dessa ação. “Recebemos o comunicado do sindicato e viemos até aqui a pedido do prefeito Marquinhos Trad. Será de grande valia realizar o cadastro da vacinação para os produtores rurais acima de 60 anos, que posteriormente poderão, de acordo com o calendário, ser encaminhados a um drive thru para uma vacinação mais ágil, sem nenhuma dificuldade”, explicou o secretário de governo da capital.

 

Segundo ele, uma equipe da prefeitura avaliará tecnicamente as instalações do Sindicato Rural para que se torne um possível ponto de vacinação.

 

Já o líder da pasta de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Herbert de Assunção, reforçou que a gestão tem preocupação com a vacinação de todos e que a população rural precisa de atenção nesse sentido. Ele ainda reforçou que estudam mudanças na secretaria para atender de forma mais proativa o setor. “Nesta gestão teremos maior ligação com a agropecuária, estamos avaliando se por meio de uma pasta dentro da Sedesc ou uma nova secretaria. O ideal é mantermos essa parceria com o sindicato para que contribua com ideias e projetos”.

 

A demanda de colocar a estrutura do Sindicato Rural de Campo Grande à disposição e estimular maior atenção aos produtores nesta fase de vacinação segue a proposta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a inclusão dos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia de produção de alimentos entre os grupos prioritários de imunização contra o coronavírus.

 

“O Sindicato fará o cadastro de produtores e trabalhadores rurais. Esse cadastro será encaminhado para a secretaria municipal de saúde a fim de diminuir os trâmites no momento da vacinação, seguindo o calendário oficial do Plano Nacional. Trabalharemos para que até maio realmente consigamos vacinar toda a população idosa do campo. E a sede do sindicato está à disposição para um possível drive thru de vacinação. Nosso objetivo é imunizar quem trabalha produzindo alimento o quanto antes”, finaliza o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

 

Diego Silva / Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas