DIVERSOS | 31/10/2019 às 14h10

Curso técnico visita empresa pecuária em dia de campo

Alunos do curso Técnico em Agropecuária participaram de um dia de campo na Fazenda Canaã - Genética Aditiva, no dia 27 de outubro, ministrado pelo zootecnista e gerente de pecuária, Flavio Taveira Sandim. A capacitação é realizado pelo Senar/MS no polo do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho. 

 

O gerente destaca que os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática o manejo de gado precoce e super precoce que é o foco da Genética Aditiva. “Quando começamos a produzir gado precoce éramos tidos como loucos, emprenhávamos fêmeas nelore de 12 a 14 meses em um mundo onde as vacas emprenhavam de 24 a 36 meses era coisa de maluco, mas ainda assim focamos nisso e tivemos sucesso”. 

 

Os alunos tiveram contato também com o banco de avaliação genômica da fazenda, onde todas as informações sobre o rebanho são guardadas e avaliadas, a medica veterinária da fazenda destaca que o maior ganho em todo o processo é na acurácia da informação.

 

“Nós estamos tratando de animais muito jovens então quanto mais precisa a informação for, melhor para o futuro do rebanho, devido a Genética Aditiva participar de um programa de melhoramento por mais de 30 anos cria-se uma espécie de teia de aranha ou uma rede neural de informações e quando você olha direto para o DNA do animal consegue ter muito mais confiança”. 

 

A professora responsável pela visita Bruna Ferrari, formada em zootecnia pela UFMS, destaca que é importante que os alunos saibam todo o processo que existe desde a estrutura física até trabalhos como genética, pastagem, alimentação, e outros.

 

“A principal dificuldade hoje no agro ainda é a falta de informação, as tecnologias estão muito tecnificadas e visitas a propriedades como está com uma tecnologia de ponta ajuda os alunos a entenderem os processos”, conclui a professora.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas