DIVERSOS | 07/02/2022

Deleagro faz balanço das ocorrências de crimes rurais em 2021

O Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) firmou em 2021, parceria com a Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), com o intuito de otimizar o trabalho de investigação da polícia civil, disponibilizando também a assessoria jurídica do Sindicato para produtores rurais que tenham sido vítimas de crimes e precisem de apoio, desde o registro de Boletim de Ocorrência, até acompanhamento de processos.

 

Só em 2021 foram registrados 463 Boletins de Ocorrência, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Apesar da indicação de estabilidade nos registros, somente de agosto a dezembro do ano passado 87 cabeças foram apreendidas ou recuperadas, 310 bloqueadas e 6 pessoas foram presas.

 

“A Deleagro atua basicamente nos crimes patrimoniais, ou seja, furto, roubo de gados, insumos, equipamentos. Nossa atribuição legal no caso do abigeato é acima de 50 cabeças, porém, cabe à própria Deleagro fazer o mapeamento, e as estatísticas para acompanhar o crime onde ele estiver acontecendo. Então ainda que não atinja esse percentual, esse valor mínimo de cabeça, não quer dizer que a Deleagro não vai atuar, em conjunto com as delegacias do interior, mapeando onde estão ocorrendo. [...] Além dos abigeatos, trabalhamos também nos crimes que envolvam produtores de grãos, com maquinários, insumos e defensivos, quando se trata desses materiais, acima de R$ 80 mil, automaticamente vem para Deleagro. O produtor não precisa vir até aqui, em nossa sede em Campo Grande para registrar a ocorrência, ele registra na delegacia mais próxima e automaticamente vai ser encaminhado para nossa equipe”, explica o Delegado Mateus Zampieri.

 

Ainda segundo Zampieri, está sendo preparada uma cartilha com dicas de segurança para os produtores rurais, mas já adianta que sempre que ocorrer um furto ou roubo o produtor rural registre o Boletim de Ocorrência. “Mesmo que seja de pequeno valor, o boletim auxilia a Polícia Civil a mapear os crimes, identificar e prender os autores”, completa. 

 

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, colocou a estrutura da entidade para auxiliar os produtores nos registros das ocorrências e se disponibilizou como ponte entre a Polícia Civil, o Governo do MS e o homem do campo. “A segurança rural era um setor totalmente esquecido, mas agora nosso atual governador tomando essa iniciativa, montando essa delegacia nova, o produtor rural vai se sentir um pouco mais alvejado. O sindicato está colocando à disposição todo seu aparato jurídico, para que promova desde o boletim de ocorrência, o acompanhamento, levar ao conhecimento do delegado, acompanhar as investigações e tudo o que for necessário, vamos trabalhar em conjunto”, finaliza.

 

Serviço

 

Para acionar ou passar qualquer informação para a Deleagro o produtor pode encaminhar wattsapp para (67)99225-6397 ou ligar para (67) 3314-1849, já para informações com a assessoria jurídica do Sindicato Rural de Campo Grande, é só entrar em contato através do (67) 99983-2183.

 

Mayara Martins / Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas