DIVERSOS | 30/09/2019

Dia de campo leva alunos para conhecer manejo eficiente de fruticultura

Alunos do curso técnico em agronegócio do Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), participaram de um dia de campo na Fazenda Primavera em Terenos, onde  aprenderam na prática o manejo de diversas culturas em uma propriedade. 

 

Segundo o professor do Senar/MS, Luiz Carlos, a maior premissa da parceria entre as entidades é fortalecer o meio rural através do conhecimento. “Por meio dessas visitas conseguimos combater um dos maiores problemas que temos hoje que é a evasão rural, se levarmos esse conhecimento aos produtores fica mais fácil para o produtor entender que sua propriedade tem potencial para produzir renda, diminuindo a evasão de produtores”.

 

A fazenda em Terenos tem 84 hectares, com cinco destinados à pecuária de leite e nove à produção de frutas. “Aqui nós percebemos que o resultado vem do valor agregado, por exemplo, tudo que iria para descarte tem fim na alimentação dos animais que produzem leite ou banha, com isso fazemos doces, queijos ou linguiça, formamos uma cadeia produtiva eficiente”, detalha Rosa Sales, produtora e uma das proprietárias da fazenda.

 

Rosa conta que graças à parceria do Sindicato Rural com o Senar/MS, muitos dos problemas enfrentados quanto ao manejo das culturas e da criação de gado foram resolvidos. “Nosso gado morria de fome e com a consultoria técnica reduzimos o número de cabeças e aumentamos a produção de capim, assim conseguimos driblar o problema. Na produção de frutas, aprendemos a aproveitar o espaço que temos para um plantio produtivo”. 

 

Segundo Antônio, marido de Rosa, proprietário e produtor, a consultoria foi a chave para uma melhor produção e rentabilidade além de garantir a expansão de culturas na fazenda. “Nós começamos errado aqui, sofremos muito devido a consultoria errada, os tanques para piscicultura são exemplos, gastamos de forma excessiva com eles, no anseio para a melhora achamos uma boa consultoria com o Senar/MS”. 

 

Alguns objetivos foram alcançados pela propriedade graças à parceria com o SRCG. “Hoje temos limão, manga, abacate, goiaba e banana, além da melancia e abobrinha que dividem o espaço com as demais culturas, futuramente teremos maracujá também, assim como o instruído aproveitamos bem o espaço da fazenda”.

 

Brincando com os alunos Rosa ressalta a representatividade feminina no campo. “Notei que temos muitas meninas no time de alunos e isso é muito bom, temos mais jeito para isso que eles, eles são muito teimosos”. 

 

Por Geliel Oliveira / Agro Agência 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas