DIVERSOS | 14/12/2023

Do tomate para as frutas: Chiquito recebe alunos do curso técnico e apresenta seu novo modelo de negócio

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia e Agronegócio visitaram a “Estância Chiquito" em aula prática

 

Alunos dos Cursos Técnicos em Zootecnia e Agronegócio do SRCG e SENAR/MS participaram de uma visita técnica à "Estância Chiquito", propriedade modelo localizada no estado de Mato Grosso do Sul. Com apenas cinco hectares, a propriedade de Antônio Sérgio Chiquito é um exemplo de diversificação na produção, que em pouco tempo foi capaz de deixar a produção de tomates grape e hortaliças para abranger o cultivo goiaba e compostagem, destinadas tanto ao mercado local quanto à cooperativa na cidade de Sidrolândia.

 

Durante a aula prática, foram explicados desde o custo de produção até as diferentes etapas da cadeia produtiva. Chiquito destacou a importância de ter uma produção variada, inclusive ressaltando a relevância da compostagem, resultado de parcerias estratégicas com frigoríficos para a obtenção de matéria-prima.

 

“A matéria-prima da compostagem vem do frigorífico, aquele conteúdo ruminal a gente firma um contrato anual e todo mundo vai renovando, mas é preciso saber da legislação e da infraestrutura também, bem como o maquinário e o espaço para trabalhar”, explica.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul apresentou um aumento significativo na produção de frutas nos últimos anos, destacando-se culturas como a da goiaba.

 

O fruticultor contou que a colaboração entre ele e seus irmãos ajudou a superar desafios comuns a pequenas propriedades. Ele salientou que a comercialização é liderada pelas esposas, enquanto os homens concentram-se na produção.

 

“Essa propriedade é pequena, eu tenho 5 hectares, e junto com meus irmãos a gente dobrou a área e optou por se unir para para enfrentar problemas de quem tem uma pequena propriedade. Hoje nossas esposas que movem a comercialização e os homens com a produção de frutas, incluindo a goiaba que faz parte da minha produção”, afirma.

 

Ainda segundo Chiquito, a intenção é produzir cada vez mais e com um custo de produção cada vez menor. 

 

"Vamos continuar produzindo cada vez mais, tentar diminuir mais os custos, aumentar a produção. Eu sempre prezei bastante para retirar o máximo possível de produção que eu posso da minha área, que é pequena, e diminuir o máximo os custos. Hoje sou fornecedor de cooperativa, eu faço parte dela também, além de ser associado do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG), até porque tem benefícios em estar unido ou de ter uma representatividade e ajuda de profissionais também é importante”, finaliza.

 

Geliel Oliveira - Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas