DIVERSOS | 31/01/2024 às 15h00

Escolas e Universidades de MS vão concorrer ao 2º Prêmio Agro Estudantil SRCG

As inscrições estão abertas e os participantes podem apresentar suas pesquisas de forma teórica ou de forma prática, durante o Interagro 2024

 

O 2º Prêmio Agroestudantil está de volta no Interagro 2024 e com uma novidade, agora, além das categorias da edição anterior como: cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, alunos do ensino fundamental também poderão submeter os trabalhos para avaliação da banca e premiação. A  iniciativa, do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, tem por finalidade avaliar trabalhos acadêmicos ligados com agro, que possam facilitar a vida do produtor rural, além de promover a pesquisa e o desenvolvimento no campo agroindustrial em todas as instâncias do ensino. 

 

No caso do Ensino Fundamental, os participantes podem apresentar suas pesquisas de forma teórica, seguindo as regras que constam no edital (www.interagro2024.com.br), ou de forma prática, expondo uma maquete ou produto. O melhor trabalho prático será premiado na cerimônia de encerramento, prevista para o dia 22 de junho.

 

Segundo o edital, a premiação contempla o melhor resumo de cada categoria (graduação/tecnólogo, pós-graduação e técnico/médio e fundamental prático e teórico), enquanto os demais resumos que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão certificados de menção honrosa. Os prêmios em dinheiro para os primeiros lugares variam de R$ 800,00 a R$ 2.000,00, dependendo da categoria.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, os avanços da agropecuária estão diretamente relacionados com a educação. “É uma forma de agradecimento à academia por tudo o que executam a favor da agropecuária. Todos os avanços que a agricultura e a pecuária dão, estão diretamente ligados aos resultados das pesquisas. A Embrapa, nossa principal referência, é prova prática de que ciência bem-feita, gera resultado dentro e fora da porteira”.

 

Os interessados em participar devem ficar atentos às regras estabelecidas para o envio dos resumos científicos e ao prazo final para submissão, que é 15/05/2024. Os resumos aprovados serão apresentados sob a forma de E-Pôster. Cada autor principal pode enviar apenas um resumo para avaliação e deve comprovar sua condição de estudante, por meio de declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino.

 

As pesquisas devem se enquadrar nas classificações temáticas ligadas ao agronegócio, abrangendo áreas como: socioeconomia e mercado, produção agroindustrial, estratégias sustentáveis no uso de insumos e aditivos, técnicas para redução e compensação na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e estudo da ESG nas empresas agroindustriais.

 

Os critérios de avaliação que serão utilizados pelas bancas incluem: a relevância do tema, qualidade do conteúdo, objetivos, análise e interpretação dos resultados, metodologia científica utilizada, conclusões, aplicabilidade, originalidade, clareza e correção da linguagem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas