DIVERSOS | 06/04/2022

Interagro: Embrapa apresentará estratégias de alimentação de rebanhos na seca

Além da programação que acontecerá na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, haverá uma programação na Embrapa, nas manhãs dos dias 9 e 10 de junho

 

Silagem de capim como estratégia para o período seco e semiconfinamento para terminação, estão entre os temas tratados pela Embrapa durante a programação de campo do 2º Interagro – Encontro Tecnológico do Agronegócio de Mato Grosso do Sul. A ação acontecerá na sede da Embrapa, no dia 9 de junho, às 7h30, quando o tema será abordado por especialistas da estatal e da Agraer.

 

As inscrições para o Interagro são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.interagro2022.com.br.

 

Os sistemas de produção de novilho precoce exigem práticas adequadas para o alcance do ganho de peso esperado, ao longo do processo produtivo. Tecnicamente, a prática é desafiadora, pois torna o produtor dependente da adoção de tecnologias que contribuem para atender aos critérios exigidos. Um dos primeiros entraves é a fase pós-desmama e, nessa etapa, entra o condicionamento da desmama. 

 

“A técnica visa melhorar o ganho de peso de bezerros recém-desmamados, evitando os efeitos negativos da seca e do estresse da desmama sobre a recria”, conta Rodrigo Gomes, um dos pesquisadores da Embrapa envolvidos no estudo. O zootecnista comenta que a técnica se baseia apenas na intervenção nutricional dos bezerros e um curto espaço de tempo. Isso é feito por meio da suplementação proteico-energética, que aumenta o suprimento de nutrientes como energia, proteína e minerais, no período que sucede a desmama, sem estender o seu uso por períodos mais longos.

 

(Foto: Josimar Lima)

 

Outra tecnologia com enfoque em bezerros e bezerras será o confinamento de recria. Por meio dela, o rebanho de recria é retirado das pastagens nos períodos críticos da seca, principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro, e alimentados em regime de confinamento com uma dieta volumosa e de custos mais baixos. Neste contexto, vamos propor a silagem de capim como uma fonte de volumoso barata e viável ao produtor.

 

Com um olhar, agora para a engorda de animais, as estratégias de suplementação intensiva são adotadas na fase de terminação. A proposta mais utilizada é o confinamento, um investimento de alto valor para se estruturar. A alternativa sugerida pela equipe de nutrição animal da Embrapa para condições a pasto é o semiconfinamento, utilizando ração concentrada, como principal fonte de energia para promover o acabamento dos animais.

 

Devido à alta generalizada dos insumos agrícolas, será um momento de analisar alternativas para baratear as despesas com alimentação e discutir as boas práticas para maior eficiência da técnica.

 

A fim de tornar a pecuária de corte mais competitiva, reduzir custos e aumentar a produtividade, a silagem de capim integra pastejo e conservação de forragem, com foco em proporcionar mais estabilidade à lotação animal, assim como, elevada ao longo do ano. Entre suas vantagens estão a elevada produção, a perenidade, o menor custo por quilograma de matéria seca, o baixo risco de perda e a maior flexibilidade na colheita. Inclusive, há colheitadeiras eficientes, que picam a fibra do capim de forma a facilitar sua compactação, fermentação, retirada do silo e mistura com o concentrado.

 

Assessoria, com informações Embrapa

Foto: Rodrigo Alva

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas