DIVERSOS | 23/07/2020

Meteorologista alerta para o início da estiagem em MS

Ausência de chuvas, temperaturas altas e baixa umidade associados, sinalizam que o período da seca será prolongado na região do Pantanal

 

A temporada de queimadas no Brasil, que em geral ocorre no período de estiagem, vem se comportando de modo atípico esse ano. Somente no Pantanal o crescimento foi de 189% entre janeiro e julho com relação à igual período de 2019, um recorde histórico segundo dados divulgados pelo Programa Queimada do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O alerta preocupa, pois a previsão é para um novo ciclo de altas temperaturas já a partir de agosto.

 

Diante a este cenário, o Meteorologista Natálio Abraão (Uniderp) reforça a urgência no trabalho preventivo. “Estamos prevendo um grande volume de focos na região Centro-Oeste de Mato Grosso do Sul, podendo ultrapassar até 100 focos em uma semana. A estiagem será prolongada, estejam preparados”, antecipa ele sobre a multiplicação do risco em grande parte da região do Pantanal, principalmente no município de Corumbá.  

 

O Brasil é um dos poucos países que ainda não utiliza retardantes químicos no combate e prevenção a incêndios, sendo o agronegócio o principal setor a sofrer os impactos econômicos e ambientais. “A grande aliada da produtividade para o rural sustentável é a tecnologia. Veja: tudo evoluiu no agro. Mas no quesito de combate a incêndios somos um país ainda atrasado”, reforça o especialista Péricles Mattos. Pioneiro, ele importou da Eslovênia a tecnologia Bonpet Systems, um líquido antifogo que possui tecnologia Wet Chemical (agente supressor que permite esfriar, abafar e isolar o foco em segundos quebrando a reação em cadeia). 

 

Utilizado em mais de 40 países que também sofrem dos mesmos problemas, o líquido Bonpet Systems é um agente químico úmido que atua nas principais classes do fogo (ABC e K), é atóxico e está em conformidade com as principais normas técnicas internacionais. Certificado pela NFPA 18 - National Fire Protection Association (organização americana que há mais de 120 anos edita normas de segurança contra incêndio que são seguidas mundialmente). No Brasil vem sendo utilizado há 6 anos por grandes indústrias e empresas em áreas urbanas. 

 

 

Em recentes agendas positivas com entidades e representantes do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul, a Bonpet Systems expandiu sua atuação e já chegou aos municípios de Ribas do Rio Pardo, Miranda e Maracaju, sendo uma opção preventiva para produtores que já passaram por grandes prejuízos em seu negócio. É o caso do produtor rural Alessandro Coelho, que ano passado teve o armazém de 1.000 m2  destruído pelo fogo, além de toda a safra de feno seco que estava armazenada no local (em torno de 300 toneladas).

 

“É fundamental ter na propriedade rural um sistema contra incêndio que de fato funcione e seja de fácil acesso. Já tivemos muitos exemplos e sabemos dos prejuízos e transtornos que um incêndio pode trazer. Tive a oportunidade de conhecer um pouco das novidades e tecnologia dos equipamentos da Bonpet Systems, e fiquei bastante impressionado. Tenho certeza que Mato Grosso do Sul, ganha uma ótima opção para quem deseja investir em segurança, para além do combate, poder garantir a prevenção", aprova Alessandro que é também presidente do Sindicato Rural de Campo Grande. 

 

Fonte: Comunicação Bonpet Systems Brasil 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas