DIVERSOS | 07/10/2020

NA PECUÁRIA DE LEITE A REPRODUÇÃO É OUTRO “TAMBOR” QUE PRECISA SER CHEIO

Na produção de leite, como no corte, a lucratividade está diretamente relacionada aos índices reprodutivos. Baixo desempenho reprodutivo, idade avançada ao primeiro parto e intervalos longos entre partos refletem em queda de produção.  

 

Entre os fatores que interferem no processo reprodutivo, destacam-se:

 

Anestro nutricional: neste caso os animais não manifestam cio devido a um desequilíbrio nutricional relacionado à falta de alimentação adequada. É importante entender que a reprodução é um “artigo de luxo” dentro das prioridades fisiológicas de vacas. O que o animal ingere vai primeiramente para sua manutenção. Portanto, um animal mal nutrido não cicla adequadamente.

 

Mão-de-obra: que deve ser capacitada para a identificação do cio. A falha no processo resulta em queda na taxa de inseminação, concepção e, por consequência, de prenhez.

 

A ocorrência de doenças reprodutivas é outro grande desafio, pois leva a queda na fertilidade. Doenças como brucelose, leptospirose, rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), e doenças inflamatórias intestinais interferem na reprodução. É preciso manejo sanitário na propriedade para evitar a ocorrência destas doenças, bem como cuidados na aquisição de novos animais que podem estar infectados.

 

Infecções como metrites e a ocorrência de traumas relacionados ao trato reprodutivo também podem interferir na fertilidade das fêmeas.

 

Cuidados no manejo antes e depois do parto, oferecendo uma nutrição adequada para estas fases e um local limpo e adequado, são importantes para diminuir os riscos. Da mesma forma, o conforto térmico também deve ser observado para diminuir o estresse e promover condições favoráveis ao bom funcionamento do organismo.

 

Caso o produtor esteja enfrentando dificuldades com a reprodução do rebanho, o primeiro passo é investigar e corrigir fatores que podem interferir no processo. Recomenda-se também um planejamento para o manejo reprodutivo que seja compatível com a realidade da propriedade e com os objetivos almejados. A ajuda de um médico veterinário é sempre fundamental. 

 

Por último, é possível contar sempre com tecnologias de nutrição e de saúde animal da Real H. Produtos como o Pró-cio ou o Ciomax Plus, desenvolvidos especialmente para auxiliar na reprodução.

 

Fale com a Real H pelo telefone (67) 3028-9000 ou pelo site realh.com.br.

 

Texto: Dener Dias - Jornalista e Patricia Martins Rezende - Médica Veterinária

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas