DIVERSOS | 29/04/2020

Produtores rurais doam matéria-prima para 600 máscaras criadas em impressora 3D

Produtores associados ao Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) doaram filamentos para impressora 3D, que serão utilizados na confecção de 600 máscaras especiais. O trabalho será executado por técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a doação foi intermediada pelo superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta. As máscaras serão destinadas a profissionais de saúde, bombeiros e policiais.

 

“Estamos com este projeto desde o início da pandemia, produzindo equipamentos de proteção individual, por meio de impressoras 3D. Criamos vários objetos essenciais ao combate do Coronavírus em Mato Grosso do Sul. São 10 laboratórios espalhados pelo Estado, com vários profissionais envolvidos, entre técnicos e professores”, relata a professora do IFMS, Ivilaine Pereira Delguingaro.

 

 

Segundo o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, os produtores estão engajados em acelerar o processo de solução para a Covid-19. “Precisamos apoiar as ações preventivas, para que o vírus seja contido o quanto antes, e assim, possamos retomar as atividades como era antes e fazermos a roda da economia girar. Acreditamos que esse suporte possa contribuir, de alguma forma, para minimizar os impactos do vírus”, pontua.

 

“Fizemos uma parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande para aquisição de insumos com o filamento para impressora 3D. É esse material de plástico que faz a impressão dos projetos. Também temos laringoscópio e suporte para descompressão de máscaras cirúrgicas, todos esses produtos são produzidos com filamento para impressora 3D, além disso utilizamos uma placa de acetato que vai fazer a proteção da parte frontal. As impressoras 3D se desgastam muito com a produção excessiva e precisamos repor algumas peças que naturalmente se desgastam”, completa a professora ao justificar a necessidade de doações.

 

 

 

“Logo que fomos procurados pelos professores do Instituto, entramos em contato com o Sindicato. A resposta foi imediatamente positiva. Ações como esta demonstram o quanto todos estamos comprometidos com a população. A Pandemia vai passar e nossas parcerias sairão dela, fortalecidas”. Comentou Beretta. 

 

As 600 máscaras que serão produzidas com a doação do SRCG e apoio da Semagro, serão doadas a profissionais da linha de frente contra o Covid-19. “Serão entregues àqueles que estão atuando no Estado, no combate ao coronavírus, como os profissionais da polícia militar, corpo de bombeiros, hospitais, Secretaria de Estado de Saúde, postos de saúde, áreas de fronteira, como em Corumbá, e barreiras militares em todo o Estado”, explica Ivilaine.

 

Além da doação dos filamentos, nesta fase de pandemia o SRCG já doou 50 tambores de 200 litros para uso da Prefeitura da capital, na desinfecção das ruas da capital. O Sindicato também oferece suporte aos produtores rurais com dificuldade na comercialização e escoamento de diversos produtos, além de levantar os entraves para contribuir com a classe. Ao mesmo tempo a entidade desenvolve a campanha do agasalho, que tem por finalidade a arrecadação de roupas e calçados que serão destinados às famílias e entidades que necessitam.

 

Diego Silva/ Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas