DIVERSOS | 27/12/2019

Retrospectiva SRCG 2019

 

 

Em 2019 o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) se dedicou na representação do produtor rural e na capacitação de jovens e adultos ligados à agropecuária sul-mato-grossense. Preparamos um breve resumo das nossas ações para prestar contas a vocês, homens e mulheres do campo, que acreditam e contribuem com a nossa evolução. 

 

 

 

Janeiro

Recém empossada, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina esteve no SRCG para ouvir as demandas dos produtores e cooperativas de leite de Mato Grosso do Sul. O encontro contou com a presença de representantes da indústria, do Governo do Estado e Famasul.

 

Começamos o ano abrindo 50 vagas no curso Técnico em Agronegócio, em parceria com o Senar e com participação em dois eventos tradicionais da agricultura de MS, Showtec, realizado pela Fundação MS e o do lançamento oficial da colheita da soja, conduzido pela Aprosoja/MS.

 

Fevereiro

O produtor rural Alessandro Coelho foi eleito, por unanimidade, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, após seis anos na diretoria da casa, com gestão até 2022.

 

Continuando o estreitamento entre as entidades ligadas ao agro, o diretor do SRCG, Wilgon Igi, apresentou a metodologia do Conseleite para representantes da Aproleite MT. Na sequência o então presidente, Ruy Fachini Filho, participou da Dinapec, destacando na Embrapa, o impacto das novas pastagens na conta do pecuarista.

 

A diretoria eleita para a gestão 2019/2022 do SRCG foi recebida pelo governador Reinaldo Azambuja para tratar de demandas relacionadas ao agronegócio.

 

Março

Com casa cheia para solenidade, foi empossada a nova diretoria. A cerimônia contou com representantes de vários setores do agronegócio e homenagens a produtores e produtoras que contribuíram para o crescimento do setor nos últimos anos. A contribuição sindical voluntária foi um dos temas abordados.

 

Nesse mês o SRCG iniciou uma conversa com a Assembleia Legislativa de MS para elaboração de um projeto de lei que regulamenta os produtos artesanais. A ideia era desenvolver uma política voltada para nortear os produtores locais.

 

 

Abril

O Sindicato realizou o 32º Encontro de Tecnologias para o Agro, com a presença da Ministra Tereza Cristina. Na oportunidade entregou ao vice-ministro, Nabhan Garcia, documento solicitando a desburocratização do georreferenciamento de propriedades rurais, medida que beneficiaria todo o país.

 

Com a solicitação do Sindicato a Energisa propôs a criação de uma lista prioritária de produtores rurais que se dedicam a atividades altamente dependentes de energia elétrica, para serem atendidos rapidamente em casos de queda ou oscilação de energia.

 

Com apoio do Desembargador e Corregedor Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sérgio Fernandes Martins, o SRCG busca desburocratizar procedimentos jurídicos e cartorários relacionados à agropecuária.

 

 

Maio

Com o objetivo de ouvir as demandas dos produtores e aproximá-los da entidade, o Sindicato Rural de Campo Grande retomou as reuniões jantares. Realizadas uma vez ao mês com debate de temas atuais.

 

Representantes do setor leiteiro elaboraram documento para o Governo do Estado, na tentativa de reverter desvalorização e o SRCG auxiliou na captação de assinaturas necessárias para fortalecimento dos produtores, aumentando a competitividade da matéria-prima.

 

O SRCG enviou documento aos parlamentares solicitando apoio incondicional na busca pela aprovação da reforma da previdência, reforma tributária e do pacote anticorrupção, em discussão no Congresso Nacional.

 

Junho

A 22ª edição do Encontro Técnico do Leite reuniu cerca de 150 produtores de leite, em um dia dedicado ao debate sobre os desafios da comercialização do produto e com apresentação de casos de sucesso.

 

Uma missão do país africano Serra Leoa desembarcou em Campo Grande e foi recebida pelo presidente do SRCG para conhecer os modelos de produção e as técnicas de combate à lagarta do cartucho. A visita foi subsidiada pelo Governo Federal e os participantes puderam conhecer uma propriedade que integra atividades.

 

 

 

Julho

Ofício entregue ao Imasul, pelo SRCG, solicitando o empenho conjunto para a desburocratização de pautas ambientais, relevantes para o produtor rural.

 

Na busca por proporcionar mais estabilidade e segurança aos produtores, o Sindicato passou a oferecer serviço de contabilidade os associados, para atendimento dos processos referentes à pessoa física.

 

Sindicato Rural e Universidade Anhanguera Uniderp assinaram convênio para ativar e restaurar estações meteorológicas em MS, devido a importância do equipamento para monitoramento e levantamento de dados que podem ser utilizados no agronegócio.

 

 

 

Agosto

Pequenos produtores de hortaliças iniciaram o rastreamento vegetal com apoio do Sindicato Rural de Campo Grande. Um grande avanço para comprovar a qualidade e os produtos usados no cultivo dos hortifrutis.

 

No intuito de aproximar o público feminino à entidade, o SRCG realizou o primeiro Papo de Mulher, um encontro que reuniu lideranças para debater os desafios da mulher que atua no agronegócio.

 

Para facilitar a inclusão de produtores na regulamentação do Selo Arte, para produtos artesanais, a entidade auxiliou na criação de uma lista de interessados junto ao Governo do Estado. A resolução auxilia na abertura de mercado para esses itens.

 

Na sede do SRCG piscicultores da capital e região se mobilizaram para formação de cooperativa.

 

No mesmo mês o Sindicato assumiu cadeira na Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de MS e no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba.

 

 

Setembro

A situação do Paiaguás, região em que o Rio Taquari já dizimou mais de 1 milhão de hectares de terras produtivas, foi tema de reunião da diretoria do SRCG e o presidente da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Renato Câmara.

 

Em setembro, parceria entre o SRCG e o Sicredi proporcionou a segunda edição do Papo de Mulher com a artista, educadora e empreendedora Vilma Machado, que em uma noite de informação, autoconhecimento e dinâmicas, falou sobre a comunicação assertiva para todos os momentos da vida e a postura adotada para enfrentar os desafios cotidianos.

 

O manejo eficiente de fruticultura foi tema de um Dia de Campo para alunos do curso técnico do Senar/MS.

 

 

Outubro

Para auxiliar produtores na compra e venda de gado de corte, nas fases de cria, recria e engorda, o Sindicato Rural de Campo Grande lançou o Leilão Agro Forte, realizado em duas edições em 2019 e com previsão de acontecer mensalmente em 2020.

 

Mato Grosso do Sul ganhou uma Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura de MS e o Sindicato Rural assumiu cadeira para participar das definições estratégicas para o setor que cresce a passos largos no estado.

 

No intuito de informar os produtores rurais sobre o PROACAP (Programa de Atualização do Cadastro da Agropecuária e do Estoque de Animais Bovinos e Bubalinos) o Sindicato realizou um café da manhã.

 

Novembro

O Sindicato Rural de Campo Grande se posicionou e mobilizou o setor contra a proposta de aumento na contribuição ao Fundersul, aprovada pelo Governo do Estado de MS. Foi feita uma mobilização antes do projeto chegar à Assembleia Legislativa, participação na manifestação dos produtores, campanha contra o aumento e, após a aprovação que não ouviu a classe afetada, o SRCG buscou recurso com a OAB para avaliação da constitucionalidade da decisão.

 

Em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de MS o SRCG sugeriu ao Governo de MS a criação de programa para valorização do leite no estado. MS desceu 9 posições no ranking de produção de leite, passando de 10º maior produtor em 1999, para 19º em 2016.

 

Foi realizada mais uma edição do Leilão Agro Forte, com liquidez de gado e equinos.

 

 

Dezembro

O SRCG se reuniu com a BPW para alinhar uma parceria entre a associação e as mulheres do Agro. A ideia é realizar uma série de projetos que estimulam o empoderamento da mulher no setor. 

 

Mais uma edição do Papo de Mulher foi realizada, com o tema Sucessão Familiar. Os produtores rurais tiveram uma grande aula com a Coach Beatriz Brito, sobre o que fazer e o que

não fazer diante de uma empresa familiar.

 

O Sindicato assumiu vagas na Frente Parlamentar do Leite, na Assembleia Legislativa de MS.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas