Consultor dá 6 dicas sobre gestão
Para o consultor Lucas Rabelo, a maior parte de agricultores e pecuaristas do Brasil tem nível de gestão zero. A seguir ele dá algumas dicas de como iniciar a gestão profissional de uma propriedade agrícola. ”As coisas tem que ser simples para poderem funcionar”, diz Rabelo, que atua na Prodap, empresa de soluções para o agronegócio, com foco na sustentabilidade financeira e alta performance. O executivo participou nesta sexta feira (15/08) do ciclo de palestra sobre "Estratégia Aplicada ao Agronegócio" realizado pela RedeAgro em Nova Lima (MG).
1 - Gestão
O primeiro passo é fazer uma abordagem sobre o que é a gestão, de como estruturar a gestão e de como é que as ferramentas vão trazer simplicidade e garantir que o produtor consiga executar as coisas e mudar os resultados. O pilar central é esclarecer o que é a gestão.
2 - Ferramentas
E em seguida é necessário mostrar como as ferramentas conseguem simplificar e guiar o trabalho. Estes são os pontos chaves. E quando as pessoas entendem e veem depoimentos de quem já passou por esta fase, conseguem notar que o resultado de fato aumenta. O trabalho muitas vezes é maior, mas o resultado também é melhor porque o tempo que era desperdiçado passa a ser utilizado para poder gerar mais ganho.
3 - Controle
Depois disso é preciso entrar com um controle eficaz de metas desafiadoras, encontrar lacunas e oportunidades e implantar um sistema de melhorias. Metodologias que efetivamente irão questionar o processo que o agricultor está executando e propor ganhos de melhorias.
4 - Metas
Estabelecer metas é um fator chave. Todas as pessoas precisam saber o que vão fazer, independente do departamento em que atuam
5 - Comunicação
Uma boa comunicação é muito importante para fazer isso tudo acontecer. Saber comunicar, conhecer quais são as técnicas de comunicação mais eficazes, quais os riscos que existem dentro de determinada comunicação, compreender o mecanismo não consciente da comunicação é também é importante.
6 - Treinamento
Treinar constantemente as pessoas é fundamental para uma boa gestão da pequena,média e grande propriedade
Fonte: Revista Globo Rural