Cruzamento de raças aumenta eficiência na pecuária, diz especialista
Assunto será discutido na etapa de MS do Circuito Expocorte.
Circuito será realizado em Campo Grande entre os 30 e 31 de julho.
O cruzamento dirigido entre raças é umas ferramentas que podem auxiliar o criador a melhorar o desempenho de seu rebanho bovino. A avaliação é do zootecnista Alexandre Zadra, que é supervisor técnico comercial da Cri Genética em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre e que discutirá o assunto na etapa de Campo Grande do Circuito Expocorte. O evento será realizado entre os dias 30 e 31 de julho, no centro de convenções Albano Franco.
Na palestra na Expocorte, Zadra vai apresentar características que se destacam em cada raça, ressaltando as vantagens obtidas com o cruzamento industrial, como complementariedade, flexibilidade e heterose. Entre as dicas para se obter os melhores resultados nos cruzamentos ele cita o aproveitamento ao máximo de fêmeas cruzadas como matrizes e o uso somente de touros provados para que se obtenham as características desejadas, entre outras.
O circuito
O evento terá os dois dias dedicados a discussão de como os criadores podem conseguir o máximo de rendimento em suas propriedades. Campo Grande receberá a segunda etapa do circuito Expocorte na programação de 2014. Antes, o workshop passou por Cuiabá (MT) e depois será promovido ainda por Ji-Paraná (RO), Araguaína (TO) e Uberlândia (MG), até o fim do ano.
Segundo disse o coordenador do circuito, Moacyr Seródio, no lançamento do evento em Campo Grande no mês de junho, além de uma programação básica realizada em todas as etapas que discutirá temas como cenários e tendências do mercado, desafios da cadeia produtiva, gestão, sucessão, mão de obra, aspectos jurídicos, genética, nutrição e pastagens, o evento contará também com debates de questões locais, como, por exemplo, a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outras.
Fonte: Agrodebate (globo.com)