
A dificuldade no fornecimento de energia elétrica nas propriedades rurais mobilizou o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho - SRCG, nos últimos meses. Diante de quedas frequentes, oscilações e prejuízos relatados por produtores em diversas regiões, a entidade organizou reuniões, mapeou os problemas e entregou um relatório detalhado à Energisa, concessionária responsável pelo serviço no Estado. A resposta veio com um plano de ações técnicas que já começa a apresentar resultados. Segundo balanço apresentado pela Energisa durante encontro realizado nesta segunda-feira (30), 85% das demandas encaminhadas pelos produtores, através da instituição já foram solucionadas, incluindo inspeções, manutenções e podas em áreas rurais. A ação beneficiou dezenas de propriedades, com destaque para a quase totalidade das podas previstas já executadas e um avanço geral de 79% no plano de ação.
Desde a primeira reunião com a concessionária, quando a entidade apresentou um levantamento detalhado das principais demandas dos associados, importantes avanços foram registrados. De acordo com os dados técnicos do plano de ação, as inspeções já foram 100% concluídas nos 13 blocos eleitos para intervenção, enquanto 2.034 das 2.085 podas previstas já foram executadas, o que representa 98% de avanço nessa etapa. As manutenções seguem em andamento, com 81 ações realizadas de um total de 171 previstas (47% de execução), resultando em um avanço geral de 79% em todo o plano.
O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Monreal, avalia como positiva a evolução, mas reforça que o trabalho precisa continuar. "Essa é uma pauta prioritária para o Sindicato. A falta de energia no campo compromete não só a produção, mas a qualidade de vida das famílias rurais. Por isso, fizemos questão de ouvir os produtores, reunir as demandas e apresentar tudo de forma técnica à Energisa. O resultado está aí: mais de 85% dos problemas relatados já foram resolvidos, mas ainda há muito a ser feito. Seguiremos acompanhando cada etapa", destacou o presidente.
Durante a reunião, o coordenador de Relacionamento com Grandes Clientes e Poder Público da Energisa, Dian Cleiton de Brito, destacou a importância da parceria com o Sindicato. “Agradecemos imensamente essa oportunidade de estar aqui no Sindicato Rural. Viemos hoje apresentar as ações realizadas desde a nossa última reunião, onde já executamos várias manutenções em diversas propriedades. Também estamos coletando novas visitas para aprimorar nosso plano de manutenção. Tenho certeza de que, na próxima oportunidade, teremos ainda mais avanços, com maior qualidade no fornecimento de energia e mais satisfação dos proprietários. O próximo passo é intensificar as manutenções e garantir que a qualidade do fornecimento fique cada vez melhor, com apoio do Sindicato e dos produtores na manutenção da faixa de servidão”, relatou o representante da concessionária.
Uma nova reunião entre Sindicato e Energisa já está marcada para daqui a 60 dias, quando os avanços serão novamente avaliados, com foco na melhoria contínua do serviço. Até lá, serão intensificadas as manutenções e novas demandas poderão ser encaminhadas.