Pular para o conteúdo principal

Estudos para potencializar produção de culturas serão apresentados em Chapadão do Sul

/ DIVERSOS

Durante o lançamento da 17ª edição da Tecnoagro, realizado na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o presidente da Fundação Chapadão, organizadora do evento, Adriano Loeff, explicou que o encontro apresentará a produtores rurais estudos e inovações para estimulá-los a alcançar altas produtividades no campo.

"Vamos apresentar cerca de 60 a 80 variedades de soja e milho, falar de épocas de plantio, espaçamentos, adubações, manejo de pragas, de solo, lagartas e nematóides. A Tecnoagro é uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano com os produtores rurais da região", destacou. O evento pretende reunir cerca de 1,5 mil produtores rurais, em Chapadão do Sul, durante os dias 12 e 13 de março.

Conforme Adriano, na região do município sede do encontro, o forte do agronegócio são as culturas de algodão, soja e milho. Só as cidades de Costa Rica e Chapadão do Sul concentram cerca de 30 mil hectares de plantação de algodão. Em relação à produção de soja, o Norte do Estado não chega a superar a região Centro Sul, onde estão 70% das lavouras, mas se mantêm em um patamar considerável com 650 mil hectares de área plantada.

Lavoura-pecuária-floresta

O presidente da Fundação MS adianta ainda que em Mato Grosso do Sul ainda existe uma grande quantidade de terras degradadas, pontos que podem ser transformados em lavouras através do sistema de integração.

"Na questão agricultura e pecuária vamos apresentar como o produtor está trabalhando, pegando as terras degradadas e as transformando em lavoura, onde depois de dois anos ele volta com a pecuária e vê a rentabilidade. O foco agricultura-pecuária em terra degradada é ter retorno na pecuária, na capacidade de gado e engorda rápida", detalhou. Loeff explica que muitos produtores esbarram na questão da falta de experiência com a modalidade e acabam por não investir em lavouras por conta do alto custo.

Clique na imagem para acessar a galeria

Secretária afirmou que produtividade de MS é excelente
Foto: Deurico/Capital News

"O custo é alto, mas depois que aplicar na fazenda o benefício também será", sintetizou. A secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, participou do lançamento da Tecnoagro e reforçou as potencialiadades de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a secretária, MS possui uma produtividade considerada excelente, porém, ainda busca-se o aumentar as áreas vocacionadas para a agricultura, onde com a recuperação do solo a renda do produtor pode ser aumentada.

"A pecuária moderna exige uma agricultura, por isso temos o sistema integração lavoura, pastagem, floresta. A Fundação mostrará suas pesquisas que tanto traz resultados imediatos para nossos produtores", ressaltou.

A tecnoagro apresentará ainda palestras sobre Manejo de Helicoverpa e Falsa Medideira e Integração Lavoura, Pecuária e florestas.


Fonte: Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)