Fornecedores representam 7% da produção de cana-de-açúcar em MS
Um levantamento de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produção de cana-de-açucar pretende atingir 48,7 milhões de toneladas da safra 2014/15 em Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana Sul-Mato-Grossense, (Sulcanas), Paulo Junqueira Filho os produtores independentes representam 7,2% e ganham destaque nessa parcela de produção pois vendem de forma direta às usinas sucroenergéticas, sem arrecadar suas terras.
“A projeção para 2015 é que o setor registrará recuperação tanto no mercado do açúcar como do etanol. O Brasil terá quebra de safra e a Índia não vai conseguir segurar os estoque mundiais de açúcar. Em relação ao etanol, o Governo Federal não conseguirá manter o preço baixo da gasolina por muito tempo".
Analisando os custos de produção e competitividade da cana, a Sulcanas e a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) apresentam hoje (26), às 15h na sede da Famasul os dados da Consultoria Datagro, sobre a evolução do mercado da cana-de-açúcar.
Segundo o presidente da Comissão de Agroenergia da Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, o momento é importante para discutir o crescimento do setor e quem atua de forma efetiva para o crescimento da atividade. “Em relação a outras regiões, nossa produção está em desvantagem comercial, principalmente em comparação ao Centro-Oeste, eventos como estes servem para direcionar os caminhos da produção e da competitividade da nossa região”, destaca o presidente.
Fonte: Taciane Peres-Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)