Mato Grosso do Sul supera 3 milhões de toneladas de cana de açúcar moída
A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul MS) realizou um levantamento que mostrou que o volume processado de cana-de-açúcar até agora foi de 11,98 milhões de toneladas, referentes à safra 2014/2015, valor 3,96% menor em relação ao mesmo momento da safra anterior.
De acordo com a Biosul MS, na segunda quinzena de junho foram processados 3,223 milhões de toneladas de cana e o índice que mede a qualidade da matéria prima, o ATR/TC (Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana processada/moída) atingiu 119,11 kg, 3,37% menor que o registrado no mesmo período em 2013.
Até agora foram produzidas 309 mil toneladas de açúcar, quantidade 24,45% menor que a produção registrada anteriormente, que foi de 409 mil toneladas. Dados referentes à produção de etanol registram que o acumulado até essa quinzena foi de 159 milhões de litros de etanol anidro e 491 milhões de etanol hidratado, chegando 650 milhões de litros de biocombustível produzido, valor 0,40% maior que na safra passada.
Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o clima ruim no início da safra e a colheita de cana que ainda não estava no ponto de corte por conta da geada ocorrida nas regiões produtoras, fez com que a quantidade de cana de açúcar moída e a qualidade fossem baixas até o momento.
A partir de agora a expectativa é de que se não houver nenhum contratempo climático a safra entre no seu ritmo normal e que a produção e produtividade caminhem para alcançar a previsão do início da safra, que é de crescer 6,7% a moagem do estado.
Fonte: Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)