Pular para o conteúdo principal

A preocupação é grande, sim

/ DIVERSOS

Waldir Guerra *

 

Como você, eu também ando preocupado com o que pode acontecer ao país durante a realização desta Copa do Mundo. Já nem penso tanto na Seleção Brasileira como fazia nas outras Copas e ainda nem olhei as tabelas dos jogos; nem sei se irei a alguns dos jogos. Acredito que a maioria dos brasileiros também está preocupada.

E não é pra ficar? Com a morte do cinegrafista da Band, Santiago Andrade, causada por profissionais contratados – por sabe-se lá quem – para atacar policiais e depredar lojas e bancos, quem não está preocupado?

Preocupado, sim, porque me cheira mal o envolvimento de um deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL), oferecendo advogado para dar apoio ao primeiro bagunceiro preso, Fabio Raposo.

Depois vem a declaração do segundo bandido preso lá na Bahia, Caio Souza, afirmando ter sido contratado para promover as arruaças e a imprensa mostrou imagens dele e de suas declarações confirmando isso. Ele até disse quanto ganhava por cada participação. Sim, mas quem o contratava? Os mesmos que se ofereceram para defendê-lo?

Afinal, a serviço de quem estão os bagunceiros do Black Bloc? Quem os está contratando? Que eles são bandidos todos estamos fartos de saber. Mas eles não são bandidos comuns porque bandido comum sempre procura um lugar onde possa agir abertamente e poder justificar suas agressões quando incriminado. Todos nós conhecemos bem demais os bagunceiros infiltrados nas torcidas organizadas dos maiores clubes de futebol; esses bagunceiros são bandidos comuns que querem e precisam extravasar seus instintos maldosos.

Mas agora já não se trata mais de lidar com bandidos comuns como os que organizam gangs em bairros, ou mesmo aqueles que extravasam suas maldades em jogos de futebol. Agora se trata de lidar com gente interessada em promover uma revolução dentro do país para implantar algum tipo de governo – que tipo ainda não se sabe.

Primeiro é preciso separar os que não podem ser culpados pelas contratações dos bandidos para criar os tumultos e o primeiro que não se deve apontar o dedo é o atual governo de Dilma Rousseff e nem mesmo o PT. E isso pelo simples motivo que são os mais interessados que a Copa do Mundo da FIFA tenha sucesso. Esse sucesso é fundamental ao atual governo; à presidente Dilma para sua reeleição e aos petistas de um modo geral. Assim, que ninguém fique perdendo tempo incriminando-os.

Ao PSDB também não interessa esses tumultos porque as responsabilidades pelos dois maiores colégios eleitorais do Brasil, São Paulo e Minas, estão sob suas administrações e neles os peessedebistas querem continuar governando os seus Estados.

Agora o fato de não se incriminar tanto PT como PSDB pelas contratações desses bandidos para manifestações também não significa dizer que eles fazem parte da solução. E mais, o que seus congressistas estão propondo agora com o recrudescimento da Lei Penal para os que praticam terrorismo é simplesmente um oportunismo demagógico.  

Não sei e acredito que você não sabe também quem realmente está querendo bagunçar o país, mas o governo deve saber, pois tem gente especializada para isso e é o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

Por isso o governo tem a obrigação de desvendar nos próximos dias toda essa questão e tirar essa preocupação com o sucesso da Copa do Mundo.  E não somente de nós brasileiros, mas dos milhões de fãs do futebol pelo mundo todo.

 * Membro da Academia Douradense de Letras; foi vereador em Pato Branco-PR e secretário do Governo e deputado federal em Mato Grosso do Sul. E-mail: wguerra@terra.com.br