Pular para o conteúdo principal

Setor produtivo do leite quer criar lei que regulamente transporte do produto no Rio Grande do Sul

/ DIVERSOS

Preocupação com as recorrentes fraudes do leite foi tema principal da Expoleite

Pelo segundo ano consecutivo, o principal assunto da Expoleite é a preocupação com as recorrentes fraudes identificadas e divulgadas pelo Ministério Público em parceria com entidades de fiscalização. No início desta semana, o MP do Rio Grande do Sul sugeriu a criação de uma lei que regulamente o transporte deleite cru no Estado. A recomendação foi feita ao presidente da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa Gaúcha. A Comissão tem até o dia 30 de maio para debater o tema e fazer o encaminhamento.

Para o presidente da Associação dos criadores de Gado Holandês (Gadolando), do Rio Grande do Sul, que realiza o evento, Marcos Tang, as fraudes afetam a cadeia produtiva gaúcha, que sempre foi conhecida por produzir leite de qualidade.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Heitor Schunch, que acompanha os trabalhos da operação Leite Compen$ado, o Estado tem em torno de 600 rotas de transporte do leite, mas não existe regulamento oficial para quem realiza esse trabalho. 

canal rural