Pular para o conteúdo principal

9 motivos para comemorar o Dia do Agricultor

/ AGRICULTURA

Em 28 de julho de 1860, o então imperador D. Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Foi somente em 1930, depois de diversas mudanças de nomenclatura, governo e atribuições, que a pasta passou a se chama Ministério da Agricultura.

Para comemorar os 100 anos da criação do ministério, o presidente Juscelino Kubitschek determinou, em 1960, que no em 28 de julho passasse a ser comemorado o Dia do Agricultor.

A agricultura está presente em diversas atividades do dia-a-dia, sobretudo do brasileiro, mas, muitas vezes, contesta-se sua enorme importância. Grande parte dos alimentos que está em sua mesa, mesmo que você não imagine, passou pelas mãos de um agricultor - o responsável por cultivar grãos, sementes e hortaliças.

A fruta do café da manhã, as folhas de alface do almoço, o cafézinho no fim da tarde e aquele pedacinho de rapadura depois do jantar? Tudo culpa do agricultor.

Para não nos esquecermos da importância desta profissão, a Globo Rural elencou 7 motivos para entendermos melhor a importância dos agricultores. Confira:

1 - Setor primário da economia brasileiro

A agricultura é uma das principais fontes de capital para o Brasil. Em 2013, representou 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O Brasil é grande produtor e exportador de cacau, laranja, cana-de-açucar, milho, soja, entre outros muitos produtos. Portanto, imagine se o agricultor resolver não ir trabalhar hoje!? A economia correria grandes riscos.

2 - Mercado exportador

Recorramos aos números, novamente, para provar a importância da agricultura para o Brasil: Em 2013, o setor exportou o equivalente a US$100 bilhões, quase 42% do total de produtos que viajaram do Brasil rumo a outros países.

3 - Supremacia mundial

Os números da agricultura colocam o Brasilno topo do mundo! Para exemplificar, analise o caso da soja. Nosso país é o maior produtor do grão no planeta, com produção quase 10% maior que a dos Estados Unidos. A área de soja plantada no Brasil é pouco maior que o tamanho do Estado de São Paulo.

4 - Produção de alimentos

Almoçou arroz e feijão hoje? Agradeça aos agricultores. Eles são os responsáveis pelo cultivo de quase todos os alimentos que consumimos. Se for tomar um cafézinho hoje, não se esqueça que alguém teve que plantar e colher grãos de café. Uma fruta de sobremesa? Graças aos agricultores.

5- Geração de empregos

Além dos milhões de empregos gerados diretamente pela agricultura, o setor estimula a criação de vagas em diversas outras áreas. Na indústria têxtil, por exemplo, o algodão necessário para a confecção de roupas depende de uma boa safra e do trabalho do agricultor. Está vendo como é tudo começa na agricultura?

6 - Papel

Rabiscou algum papel, leu um livro ou a Globo Rural desse mês? Culpa do agricultor. Se não fossem as plantações de árvores como como pinus e eucalipto, você não teria acesso a nenhum desses produtos supracitados. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), a produtividade brasileira dessas duas árvores é a maior do mundo.

7 - Respeito aos recursos naturais

O profissional de agricultura respeita os recursos naturais com que trabalha. Da água ao solo e, principalmente, tem uma preocupação singular com a qualidade dos alimentos e produtos que entrega e vende.

8 - Criação de energia sustentável

Os combustíveis renováveis são o futuro. E esse futuro nasceu na agricultura. O biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar e soja.

9 - Atividade milenar

O surgimento da agricultura marca o início de uma nova era: o período Neolítico. A profissão data de cerca de 3.000 a.C. Hoje muita coisa mudou, a tecnologia entrou em cena, mas nunca podemos nos esquecer da importância histórica desta profissão, que mudou a maneira como o homem passou a viver e enxergar o mundo.


Fonte: Revista Globo Rural