Abate de bovinos registra recorde no Brasil e Mato Grosso do Sul está em segundo lugar
Mato Grosso do Sul está em segundo lugar entre os Estados que mais abateram animais neste primeiro trimestre de 2014. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e mostram que Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás respondem por 39% da média nacional de abates bovinos no país.
No Brasil, o número de abate registrou aumento histórico de 2,9% em relação ao primeiro trimestre de 2013, o maior desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa. O cenário é parecido com o peso de carcaças, 2 milhões de toneladas, que correspondem a 2,8% de aumento no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Para a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul, a Nelore MS, isso é resultado da alta demanda do mercado comprador, apesar da valorização da arroba.
“Os preços não estão intimidando o comprador, este é o momento ideal para quem investe em genética apostar na sua qualidade e vender com valor agregado, pois o mercado precisa do produto”, ressalta o presidente da entidade, Thiago Morais Salomão.
A Nelore MS realiza mensalmente o Ranking do Criador, projeto que prevê justamente estimular quem investe em genética e produz animais diferenciados.
“Os leilões do projeto só comprovam que o mercado está valorizando quem usa a genética na produção de animais com terminação rápida, pois precisa desta qualidade. Em média os lotes têm alcançado R$ 5,00 o quilo vivo do animal”, finaliza.