Pular para o conteúdo principal

Abertura da semana do leite coloca em pauta a importância da cadeia produtiva

/ DIVERSOS

O evento contou com a mediação do Diretor do SRCG, Ronan Salgueiro

 

Para abrir a semana do leite em MS, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi palco para o ciclo de palestras do Seminário Estadual do Leite, o envento cumpriu agenda hoje (30) e trouxe a realidade do mercado leitero no Brasil e também no Estado. Samuel José, um dos palestrantes e representante da Embrapa gado de leite ressaltou que a cadeia de produção leiteira no Brasil é uma das mais importantes do setor agropecuário do país.

 

"O leite é um produto essencial para a alimentação da população e também é um dos principais insumos da indústria alimentícia. Em Mato Grosso do Sul, a produção de leite é uma atividade econômica importante, presente em diversas regiões do estado", explica.

 

A abertura contou com a mediação do Diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Ronan Salgueiro e destacou a importância da união entre os produtores para o avanço da cadeia produtiva do leite. "Durante essa semana teremos diversos eventos direcionado ao produtor de leite, justamente por que precisamos de uma categoria unida, eu aproveito para parabenizar a todos que compareceram para agregar informações, isso é muito importante".

 

Renato Câmara, presidente da Assembleia, defendeu um mercado igualitário para o produtor e comprador, ressaltando que o leite é para alguns a principal fonte de renda.

 

"Quando se fala em mercado, só ganha se for para os dois lados, nós queremos fazer esse trabalho dar certo [...] Não existe receita de bolo é uma construção, nosso Estado é muito grande existe uma gama de produtores e produção", finaliza.

 

Já para o diretor da Agraer, apesar de todo o peso encima da cadeia leiteira, em alguns estados e municípios essa pode ser a única saída de produção e apesar da importância da produção de leite em Mato Grosso do Sul, muitos produtores ainda enfrentam dificuldades na cadeia produtiva.

 

"Municípios como Rio Verde e Alcinopolis, tradicionalmente tem sua principal alternativa na produção de leite, consequentemente sua principal fonte de renda isso reforça a importância dessa discussão para encontrar formas de fortalecer esse produto", afirma.

Geliel Oliveira - Agro Agência