ADVOGADO NIUTO DE SOUZA ASSUME SINDICATO DE RIO VERDE
O presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, município localizado na região norte do Estado, Niuto Pereira de Souza, tomou posse nesta última sexta-feira (7), com a participação da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e do prefeito municipal, Mário Alberto Kruger. Para esta que é a segunda gestão de Niuto, o desafio principal é expandir o projeto Insemina Verde, que levará a tecnologia de Inseminação Artificial por Tempo Fixo – IATF aos produtores locais.
O dirigente sindical ressaltou atuação comprometida com o desenvolvimento local e regional. “Na gestão anterior, foram mais de 50 ações desenvolvidas. Frutos de parcerias com várias entidades, entre elas o Sistema Famasul e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/MS. Nossa meta é dar continuidade e força a projetos como o Insemina Verde que modificará a estrutura pecuária de nosso município”, afirmou.
O projeto Insemina Verde, elaborado pelo sindicato, em parceria com o Senar/MS e prefeitura municipal, tem como objetivo levar o IATF a todas as propriedades rurais da cidade. “Uma equipe de instrutores do Senar/MS visitará os produtores, principalmente os que se dedicam ao setor lácteo, e acompanhará diretamente o processo de IATF, auxiliando os produtores nas etapas de alimentação, manejo e genética”, enfatizou Niuto.
O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, reforçou a parceria entre as duas instituições. “Temos diversas ações em comum com o sindicato, com objetivo principal de atender o produtor rural. Além do Insemina Verde, vamos trabalhar para ampliar o número de cursos para os produtores da região”, ressaltou.
O diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Almir Dalpasquale ressaltou a importância estratégica do município no contexto municipal e estadual. “O papel de uma liderança sindical é colaborar com a união do setor e trazer conhecimento aos associados e assim promover o desenvolvimento da região. São ações como as adotadas por Niuto de Souza que levam o movimento sindical a um ponto estratégico de fortalecimento do agronegócio”.
Para o diretor, a profissionalização do produtor rural resulta no desenvolvimento do agronegócio. “Somos responsáveis por manter a balança comercial brasileira e isso é mérito do produtor que dentro da porteira tem feito muito bem o seu trabalho”, afirmou.
Também presente no evento, o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, enfatizou a atuação de Niuto de Souza. “Um sindicato atuante como este faz a diferença porque faz a ponte com seus associados, leva informação e desenvolve projetos que se reflem não só no progresso do setor como da sociedade em geral”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul