Pular para o conteúdo principal

Cadeia produtiva discute gestão durante Semana Estadual do Leite

/ DIVERSOS

Planejamento e uma produção com mais eficiência, são eixos centrais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite de Mato Grosso do Sul. Foi o que debateu produtores rurais, técnicos e estudantes, durante o 1° Encontro Técnico ATeG Bovinocultura de Leite. O evento realizado nesta quarta-feira (31), na sede do Sistema Famasul, faz parte da programação técnica da Semana Estadual do Leite do estado.

 

Entre as abordagens, a agenda ESG foi um dos destaques do dia, apresentando a organização da cadeia, da fazenda ao consumidor.

 

"Tema muito atual e que representa o grande potencial para o estado. A temática envolve sustentabilidade, boas práticas e tem muita conexão com o perfil do produtor de leite no estado, que são predominantemente pequenas propriedades. Muitas vezes que fazem multicultivos e que tem potencial para contribuir com a sustentabilidade e para o futuro do planeta. Temos uma jornada interessante que passa pelo aumento de produtividade, mas mantendo muitas das boas práticas, da preocupação com o meio ambiente, com os cursos d'água e com o bem-estar animal, que já são adotadas pelos produtores", contou a médica veterinária, Heloise da Cunha Duarte.

 

A Semana Estadual do Leite, abordará toda a cadeia produtiva, discutindo temas como saúde animal, qualidade do leite e estratégias de comercialização, além de permitir a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais do setor e identificar oportunidades de melhoria e inovação no setor, é o que explica o diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho - SRCG, Wilson Igi.

 

“O maior insumo do produtor de leite no momento chama-se conhecimento. É esse conhecimento que esses eventos agregam para a cadeia. Esta é uma semana movimentada e muito importante para nós, pois ela mexe com todo o setor, trazendo ainda mais holofotes para o leite, possibilitando que a gente coloque pautas necessárias em evidência”.

 

Na ponta da cadeia, estão os produtores rurais, que mesmo com os desafios que o setor apresenta, como o custo de produção, estão sempre buscando atualização para melhorar o rendimento de suas propriedades.

 

“ Independente do tamanho da propriedade, todos temos condições de fazer e praticar uma boa produção”, conta a produtora rural e associada SRCG, Zuleide Rodrigues, do Sítio Paraíso.