Pular para o conteúdo principal

Cesb quer contribuir para aumento de produção nacional de soja

/ AGRICULTURA

A intenção é alcançar até 90 sacas por hectare, com uso de tecnologias e pesquisas no setor

Com o objetivo de aumentar a produtividade da soja no país, o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) pretende criar tecnologias para serem utilizadas nas lavouras. Segundo a instituição, recomendações já estão sendo realizadas para que, até 2020, mais de 10% dos sojicultores  colham de 67 a 90 sacas por hectare do grão.

Desde 2008 a entidade promove o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja. Na edição de 2012/2013 os vencedores apresentaram produtividade acima de 100 sacas por hectare. Baseado nesse resultado, o Comitê passou a acreditar que no período de seis anos a produção nacional possa alcançar a média de 67 sacas por hectare.

Esperando que os produtores usem as plataformas tecnológicas que serão desenvolvidas pela instituição, o Cesb está focado em dois pilares: Pesquisa e Desenvolvimento e Transfeência tecnológica.

Em nota, o presidente do Comitê, Orlando Martins, afirmou ter consciência que o objetivo é ambicioso, mas que acredita ser possível atingir os resultados, já que pesquisas feitas anteriormente “mostram que os produtores nacionais com boa base tecnológica têm capacidade para alcançar a produtividade de 90 sacas por hectare”.    

Por enquanto, de acordo com a instituição, além do incentivo na criação de tecnologias e da priorização da capacitação de produtores em práticas agrícolas, serão feitos investimentos nas áreas de fisiologia, genética e manejo da cultura. A entidade também vai propor aos órgãos governamentais a diminuição de custos para adequação ambiental das lavouras.

 

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL