Pular para o conteúdo principal

Chuvas irregulares e mal distribuídas não garantem condições ideais de plantio de verão

/ AGRICULTURA

No centro-oeste do Brasil, os produtores dos Estados de Mato Grosso e Goiás são os que mais anseiam pela volta da chuva de forma mais significativa. A umidade do solo está tão baixa que o índice chega a ser de apenas 10% em algumas áreas, sendo que o ideal para o plantio da nova safra de verão seja algo que varie em torno dos 60%.

 

Neste início de outubro, já previsão de chuvas apenas isoladas para o Mato Grosso e Goiás. O grande problema é que estas chuvas devem ser irregulares e mal distribuídas, não garantindo assim as condições ideais de plantio das lavouras de verão. Essa condição deve persistir nas próximas duas semanas, com indicativo de regularização a partir da segunda quinzena e no decorrer de novembro.

 

Diferente é o que acontece em Mato Grosso do Sul, que já teve volumes bem mais significativos de chuva e apresenta condições melhores de umidade do solo, com algo em torno dos 60%. O Estado sofre mais as influências das frentes frias que atingem o sul do país e das instabilidades que influenciam o tempo no Paraná. Por conta destas características, os produtores sul-mato-grossenses seguem mais aliviados em relação ao plantio e muitos já começaram suas atividades.

 

Fonte: Canal Rural. 30 de setembro de 2013.