Cinco pilares da importância do zootecnista para a produção rural
Dia 13 de maio comemora-se o dia do zootecnista, profissional responsável pelo aumento e qualidade da produção de origem animal. Para explicar um pouco mais sobre o papel desse profissional para a pecuária, conversamos com Leonardo Ferreira Teodoro, zootecnista há 17 anos e gerente técnico da Real H que falou um pouco mais sobre a atividade.
Segundo ele, as funções desse profissional para a atividade pecuária são muito abrangentes, mas se pudesse destacar os cinco pilares mais importantes, o zootecnista está inserido nas seguintes funções:
1) Nutrição – Auxiliar o produtor a identificar maneiras de produzir mais em menos tempo e em menor área;
2) Genética – Levantar através de dados, números superiores, os melhores índices zootécnicos, para que o produtor possa não só ter controle, mas principalmente uma gestão dos números do rebanho, selecionando os animais melhoradores.
3) Sanidade – Introduzir uma rotina de protocolos e procedimentos para que se tenha um maior controle sanitário na propriedade;
4) Ambiência – Muito além do conforto e da qualidade para o animal,o zootecnista auxilia a equipe que esta envolvida no campo, seja no laboratório, escritório ou da porteira para dentro.
5) Manejo – Além do bem estar e da sustentabilidade, capacitar, orientar e profissionalizar a mão de obra.
Teodoro destaca ainda que ultimamente a pecuária como um todo está muito punjante, intensiva e que o lema principal é: Produzir mais em menos tempo e em menor área.
“Estamos vivendo uma pecuária 4.0 altamente tecnificada, e neste momento com todas as adversidades ainda mais de preços de insumos, de pressão de produção, de produtividade, o zootecnista tem papel fundamental nesses aspectos, contribuindo cada vez mais com a produção”, finaliza Teodoro.
Texto: Mayara Martins / Agro Agência