Criatividade para desenvolver o agronegócio brasileiro
Estimular a criatividade para a elaboração de planos de ação inovadores voltados ao agronegócio foi um dos focos do terceiro encontro presencial do Programa CNA Jovem, realizado nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, em Campos do Jordão (SP). A programação - que começou com a palestra “O Agronegócio Brasileiro”, do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues - teve prosseguimento com dinâmicas de grupo e oficinas onde os participantes trabalharam os planos de ação coletivos e individuais.
“O processo de renovação é fundamental em todos os segmentos e no setor do agronegócio isso vem acontecendo lentamente. O CNA Jovem é um Programa fantástico, uma alavanca para a formação de pessoas capacitadas. Hoje em dia não existe mais espaço para amadorismo. Não dá para enrolar mais. Até a liderança precisa ser profissional”, destaca Rodrigues.
Neste encontro, foram realizadas atividades baseadas em cinco dos 10 desafios propostos pela coordenação do CNA Jovem - Sindicato empreendedor: estratégias de ação; o Sistema CNA em 2020: os cenários prováveis e suas implicações; Como transformar a questão ambiental em oportunidade; Catálogo de Inovações: descobrindo e divulgando modelos de negócio sustentáveis e Inovação em educação: o que o mundo pode ensinar ao campo brasileiro.
“Atingimos um nível de amadurecimento, empenho e comprometimento muito alto de todos os participantes. O grupo entendeu, de fato, a importância desse Programa. Eles aprenderam metodologias que abriram muito a cabeça. Isso, além de ajudar nos planos de ação coletivos e nos individuais, com certeza vai trazer um impacto na vida de todos”, ressalta a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves.
Andréa se refere ao workshop criativo promovido pela empresa Dobra, que promove treinamentos e projetos envolvendo aprendizagem e inovação. Nos exercícios, os jovens foram apresentados a uma metodologia conhecida como “Leque de Criatividade”, que reúne ferramentas de criação para ajudar a pensar diferente e a identificar as melhores ideias.
“Queremos ajudar a dar soluções novas para os problemas que eles têm. O Leque é uma das ferramentas que permite que eles olhem os obstáculos com pontos de vista diferentes. Pretende abrir a cabeça e ajudar eles a refletir, buscando inspiração em outros contextos para enfrentar os desafios profissionais e pessoais nas suas vidas”, explica a facilitadora de criatividade da Dobra, Luciana Annunziata Lopes.
O quarto e último encontro presencial do CNA Jovem, quando serão conhecidos os cinco candidatos indicados como Líderes Jovens da CNA e que farão uma visita técnica à China, está marcado para os dias 28 e 29 de março. Antes disso, os participantes deverão entregar os planos de ação coletivos no dia 8 de março e os planos de ação individuais no dia 15 do mesmo mês.
Experiência marcante para quem participa
“O Programa trouxe uma visão ampla do grande desafio que é o agronegócio e da importância de termos um discurso único no meio de tantas diferenças. Com essa nova safra de líderes acredito que a solução de vários desafios do agro vão sair do CNA Jovem”. (Armando Leite Rollemberg Neto, Goiás)
“O CNA Jovem reforçou muito em mim a importância do associativismo e da união para a superação dos problemas. A necessidade de passarmos uma nova imagem da atividade rural para a sociedade também me chamou a atenção. Precisamos mostrar o que fazemos de preservação e sustentabilidade. É um grande desafio que irá melhorar a autoestima dos produtores e evitar o êxodo rural”. (Isadora Hermann Pötter, Rio Grande do Sul)
“A equipe técnica é muito qualificada e está nos ensinando os caminhos para usarmos o nosso conhecimento da melhor forma possível. Estamos aprendendo como unir forças e como isso pode fazer a diferença. Abriu um leque de oportunidades e a troca de experiências me mostrou como podemos chegar num consenso para melhorar o agronegócio do Brasil”. (Edson Ribeiro Colombo, Santa Catarina)
“Me conheci mais como pessoa, me tornei mais autocrítica e despertou ainda mais a minha paixão pelo agro. O nosso setor é o futuro da economia. Hoje me vejo como uma multiplicadora do agro e cada vez mais entusiasmada com o meio em que trabalho e na mudança da realidade da minha região”. (Anna Rafaella Badu Belmonte, Rio Grande do Norte)
“É um Programa extremamente moderno e dinâmico que usa metodologias eficientes e pouco convencionais para tratar de assuntos de forma peculiar e específica para as nossas atividades. Os planos de ação vão gerar projetos arrojados, que saem do convencional. Tenho certeza que muitos poderão ser aproveitados”. (Cézar Augusto Tumelero Busato, Bahia)
CNA Jovem
O Programa está preparando jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O processo de formação tem aproximadamente 300 horas e uma metodologia inovadora, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes. Ao final, os cinco candidatos que se destacarem durante esse processo formativo farão uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.
O CNA Jovem tem encontros presenciais (64 horas) e atividades de EaD (72 horas). Em paralelo, os alunos recebem um curso EaD de inglês (120 horas). A formação associa o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões, com desafios práticos, elaboração de planos de negócios, business games, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação.
O processo de formação dos jovens está sendo realizado em parceria com outras três entidades: Fundação Instituto de Administração (FIA), HSM Experience e EF – Education First.
Crédito foto: Gustavo Fröner
Assessoria de Comunicação do SENAR
Fonte: Senar Central